O autor

Carreira profissional

Iniciei minha carreira profissional na informática em 1998, quando recebi a primeira oportunidade através do meu amigo Marcelo Torres, em sua empresa Arte e Sistemas. Naquele tempo, trabalhava em dois períodos distintos, no período da tarde, ficava na sede da Arte e Sistemas trabalhando com HTML, e durante a manhã ficava na empresa Telecash aprendendo desenvolvimento Delphi e foi lá que conhece outro grande amigo, Tales, que em seguida me convidou a trabalhar na Task Internet.

Cheguei à Task em 1998, onde trabalhei por pouco mais de um ano. Lá aprendi a base do desenvolvimento web, já que me envolvi bastante com o desenvolvimento das páginas da intranet da Task e também com o website institucional da empresa. Mas na verdade, eu era funcionário do suporte ao usuário e trabalhava no atendimento aos clientes pelo telefone, naquele tempo, todos utilizavam modem e linha discada!🙂

Em 1999 resolvi arriscar um pouco mais, ter mais contato com servidores, então através da indicação do meu amigo Christiano, fui trabalhar na Wim Informática, hoje se chama Arcadian S/A. Foi na Wim que tive contato mais próximo com redes em Windows NT e servidores Linux. Mas ao mesmo tempo que novas experiências traziam renovação à carreira, comecei a sentir vontade de mudar para a área de desenvolvimento.

Com meu crescimento profissional na área de suporte, cheguei a trabalhar em algumas outras empresas depois da Wim, mas em 2001 surgiu a grande oportunidade, trabalhar na Aim Informática. Eram parceiros Microsoft e possuiam grandes clientes como CEMIG e Itambé. Vislumbrei a oportunidade e aceitei trabalhar recebendo metade do salário que já havia conseguido na área de suporte. Na aim, fiz grandes amigos, e lá trabalhei por quatro longos anos.

Deixei a Aim Informática contra minha vontade, provavelmente lá estaria até hoje se existissem e pagassem melhores salários. Deixei a empresa e fui para a Verde Gaia em 2005. Lá recebi a maior oportunidade e responsabilidade da minha carreira: Gerenciar toda uma equipe de T.I. que envolvia os setores de desenvolvimento e infra-estrutura de redes. Permaneci na empresa por dois anos.

Recebi um convite de trabalhar novamente como André, com quem já havia trabalhado na Aim Informática, para integrar a equipe de desenvolvimento da TACOM. Lá, tive algumas oportunidades interessantes, mas em uma grande empresa e com procedimentos enormes de versionamento e etc, não pude desenvolver muitos novos projetos, o que na verdade só veio acontecer depois que já tinha deixado a TACOM, como freelancer.

Mais uma vez a convite do André, mudei novamente de empresa e fui para a Master Turismo. Lá desenvolvemos vários aplicativos interessantes, alguns com acesso aos webservices das companhias aéreas, também fui envolvido em um projeto de Business Intelligence.

Atualmente trabalho no escritório Rolim, Godoi, Viotti e Leite Campos Advogados. Trabalho com desenvolvimento de sistemas web em plataforma Microsoft: Asp.Net, Reporting Services, SQL Server. Além de analista desenvolvedor, sou responsável ainda por servidores web (IIS) e servidores SQL Server.

Vida pessoal

Falar sobre si próprio sempre é difícil, pois encontrar defeitos em si mesmo é um papel bastante delicado. Mas tentando sintetizar ao máximo, sou uma pessoa que gosta de falar o que penso. Tenho trinta anos e percebo eventualmente que a idade é um processo irreversível, mesmo. Não faço consumo de bebidas alcólicas e depois de uma promessa de um ano sem Coca-Cola, descobri que Soda Limonada é um refrigerante jóia!

Sou apaixonado por automóveis, tenho o privilégio de ter conseguido restaurar um Chevette DL 1991 inteiramente, desmontei o carro por completo e a carroceria foi totalmente restaurada e pintada. Somente peças originais foram utilizadas. Estou também com um Omega CD 96/97 que é um espetáculo, todos mereciam ter um seis cilindros em casa.

Minha família é meu suporte, sou eternamente grato aos meus pais pelo incondicional amor e compreensão, mesmo com todas as chateações que eu teimo e causar eventualmente. Meu irmão apesar de ser bem avesso à mim em várias coisas, é um cara muito legal, tenho certeza que ele terá muito sucesso pela vida.

Tenho alguns poucos amigos, mas que considero muito. Conheço cada um deles a ponto de conseguir prever o comportamento e entender o bom, ou mal, humor com extrema facilidade. O que eu gosto neles é que conseguem me entender da mesma forma.

Sou Cruzeiro, gosto muito de Iron Maiden, RUSH e Megadeth. Mineiro de comer pão-de-queijo, mas não compro bonde. Tenho algum juízo, mas eventualmente consigo dispensá-lo por alguns instantes. Não sou perfeito, mas sinto orgulho de tudo que já fiz, e ainda tenho muito o que fazer.

3 comentários em “O autor

  1. Raphael, bom dia

    Gostei bastante de seus artigos. Escreve bem.

    Gostaria de sua ajuda pra poder acessar os webservices das cias aéreas. Pode dar umas dicas? De onde começo?

    Tenho experiência em acessar os ws dos consolidadores.

    Muito Obrigado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s