Radiadores Omega 4.1 – Visconde ou Notus?

A manutenção de um motor é tarefa que exige atenção, e com o Omega 4.1 existem diversos fatores que complicam ainda mais manter tudo em dia. Tenho orgulho de ter feito uma viagem de 9.711 km entre Belo Horizonte e Valparaíso, em 2015, sem que antes tenha sido necessário fazer a famigerada “revisão de férias”, uma simples conferência no alinhamento da direção e balanceamento das rodas e “pé na estrada”.

O sistema de arrefecimento é um tema geralmente esquecido, que só recebe atenção quando apresenta problemas graves, e geralmente os reparos não são adequados, infelizmente. Não é o meu caso, mas conheço casos de problemas que poderiam ser facilmente evitados com simples manutenção de rotina.

Recentemente a caminho de casa o Omega acendeu no painel da luz de alerta do nível do arrefecimento, levei um susto, pois o arrefecimento dele foi completamente refeito dois anos antes, todo mesmo! Passando pelos radiadores, principal e de ar-quente, mangueiras, e bomba de água. Só não foi trocado o reservatório de expansão, pois encontrar este original, atualmente, beira o impossível. Praticamente também impossível é a tampa do reservatório com sensor de nível, mas esta, consegui nova!

No dia seguinte, com o motor frio, pressurizei o arrefecimento com equipamento próprio para encontrar a razão do nível ter baixado, e a conclusão é que o radiador principal estava vazando. Quando o troquei, dois anos antes, procurei pelo radiador original, fornecido à GM pela Delphi, sem sucesso. Instalei novamente o radiador Visconde como maneira de dar um crédito ao fabricante, uma vez que a manutenção do sistema sempre foi adequada e uma vida útil de dois anos me parece inaceitável.

Nessa oportunidade passei a procurar mais uma vez pelo radiador Delphi, considerando a troca de dois radiadores Visconde em quatro anos em um sistema de arrefecimento limpo, tratado com aditivo de qualidade, estava certo que não poderia novamente usar o radiador da marca. Infelizmente, não encontrei, e por não acreditar mais na marca Visconde, resolvi, contra minha vontade, experimentar um radiador de origem chinesa, da marca Notus.

IMG-20170805-WA0004.jpg
Foto: Autor

Tenho que admitir: A primeira impressão é que o radiador Notus é melhor que o Visconde. Quando se compara aspectos físicos externos do radiador chinês temos a impressão de melhor construção, e, pasmem, até a embalagem é melhor.

IMG-20170806-WA0007.jpg
Foto: Autor – À esquerda, Notus. À direita, Visconde.

Na imagem acima, demonstro que a fixação metálica parece ser mais reforçada no radiador Notus, com suportes mais largos que o modelo nacional. Na imagem abaixo, comparando a aparência dos dois modelos, a parte central de metal do radiador Notus, por onde circula o líquido de arrefecimento para a troca de calor, é mais próxima do original, sendo ligeiramente mais estreita.

IMG-20170806-WA0005.jpg
Foto: Autor – À esquerda, Notus. À direita, Visconde.

Com relação à durabilidade da opção chinesa, só o tempo irá dizer. É bom lembrar que meu Omega 3.0 está com o radiador Notus há quase um ano, em razão de não ter sido possível encontrar o original BEHR.

Pode ser que não seja mais durável que o Visconde, o que seria uma lástima já que o nacional dura tão pouco. Mas, caso tenha durabilidade similar será minha escolha, em razão do melhor acabamento e preço, o que faria do radiador Notus uma ótima opção em custo benefício.

É triste comparar um produto nacional à um chinês e chegar à conclusão que o produto importado tenha qualidade superior. É necessário aguardar pela durabilidade do produto, mas de qualquer modo lamento pela indústria nacional.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s