Viagem internacional de carro, dia 02: Curitiba – Florianópolis

Dia 28 de fevereiro começou nublado e relativamente frio, como em todas as vezes anteriores que estive em Curitiba. Deixei a casa de um amigo por volta de 10 horas da manhã ainda sem saber exatamente para onde estava me dirigindo, se para Florianópolis ou Porto Alegre. Quando estava deixando a região de Curitiba, lembrei-me então de um colega de Blumenau-SC e então resolvi ir até lá visitá-lo, como já tinha viajado de carro entre Curitiba e Florianópolis durante férias em 2006, seria interessante um roteiro um pouco diferente.

Parei para um novo abastecimento e para ligar para esse meu colega e avisá-lo para me aguardar para almoçarmos juntos, mas ele estava viajando a trabalho, uma pena! Refazendo o trajeto, pensei em seguir até Porto Alegre, onde também conheço algumas pessoas e cheguei até a fazer contato com algumas delas.

Mas durante alguns quilômetros ainda no estado do Paraná, pensei que dirigir 750 km depois de pouco mais de 1.000 no dia anterior poderia ser cansativo demais e a jornada estava apenas começando. Além disso, como havia deixado Curitiba muito tarde resolvi então ter um “dia da preguiça” e dirigir pouco, resolvi seguir até Florianópolis encurtando a viagem do dia para pouco mais de 300 km.

Segui pela BR-376 e constatei novamente como a região próxima da fronteira entre o Paraná e Santa Catarina é belíssima! Vegetação preservada, muitas montanhas e uma rodovia concedida à iniciativa privada em ótimas condições como mostra o vídeo abaixo:

Mais adiante, já em Santa Catarina e na BR-101, passei por Joinville, cidade que havia visitado em 2006 e pouco depois em Barra Velha avistei pela primeira vez as praias, era um dia de muito sol e céu azul, perfeito para curtir o litoral. Nessa região é impressionante a quantidade de automóveis com placas argentinas, e até alguns com placas do Chile. Fiquei satisfeito ao perceber que não era o único maluco do pedaço!

Passei por Balneário Camburiú, onde pensei em parar para visitar alguma praia, mas desisti e optei por chegar o mais rápido possível em Florianópolis. E chegando à capital de Santa Catarina, que também já havia visitado em 2006, me impressionou o trânsito caótico em toda a cidade. Demorei quase duas horas da entrada até chegar à praia. Desci do carro e procurei logo almoçar algum peixe fresco e me deliciei com uma magnífica anchova grelhada.

Depois de almoçar, enfrentei um pouco mais do trânsito para ir até a Praia da Joaquina e relaxar um pouco. Lá, fiquei um longo tempo sentado em uma pedra distante da badalação da praia pensando um pouco na vida e contemplando a imensidão azul do mar, a inesgotável energia das ondas que traziam música aos meus ouvidos com sons das águas se chocando contra outras pedras lá em baixo.

Saí da Joaquina e procurei um hotel para um banho e dormir para descansar um pouco. Antes de dormir, porém, entrei em contato com o Léo, um dos colegas do Clube do Omega, e marcamos de mais tarde para irmos a uma churrascaria. Energia restabelecida, Léo passou no hotel e no Omega dele fomos até a churrascaria indicada por ele, também lá encontramos um amigo dele. As conversas pareciam não ter fim e falamos de diversos temas, mas, é claro que automóveis e minha viagem maluca dominaram a pauta. O churrasco era bom e barato, esse pessoal do sul sabe das coisas!

Depois de comer e beber bastante, retornamos ao hotel e na portaria ficamos mais um tempo falando um pouco mais sobre carros e pedi indicação de alguém que pudesse verificar o ar-condicionado do Omega que estava perdendo eficiência, com a indicação anotada, agradeci pela recepção e nos despedimos. Não era muito tarde, afinal, eu estava decidido a rodar por mais tempo no dia seguinte, pois desejava cruzar a fronteira com a Argentina no terceiro dia da viagem.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s