Motivos para não assistir ao Maiden no Rock in Rio

O Rock in Rio é dos mais importantes festivais de música do mundo, e parte da fama foi conquistada mesmo com a primeira edição do festival, em 1985. Os números da primeira edição impressionam até hoje, e provavelmente nunca serão superados. Tanto o público presente quanto no quilate das bandas que se apresentaram. Fora isso, até a terceira edição, tentativas de manter uma ideia, mas já sem tanta força, até que o Rock in Rio se tornou uma marca, e hoje existe até em outros continentes, ganhando sobrenomes como Lisboa e Madri.

Mas, se as coisas não andam muito bem na economia de países europeus, os mentores do Rock in Rio voltaram a enxergar no Brasil oportunidade de negócio, e a quarta edição em terras brasileiras ocorreu em 2011, e já em 2013 haverá uma nova edição do festival, portanto, a quinta edição realizada em sua cidade natal, sendo inédito um intervalo tão curto entre duas edições no país.

Mas, embora o Rock in Rio 2001 tenha sido legal para mim em diversos aspectos, não tenho a mínima vontade de repetir a odisséia de ver minha banda preferida, o Iron Maiden, em um festival desse porte, e motivos não faltam. O primeiro motivo, é na verdade, a soma de dois fatores: Grande quantidade de pessoas e grande quantidade de bandas.

Em festivais, a banda principal é a última a se apresentar, e você, que está de olho apenas na cereja do bolo pode chegar cedo e se desgastar miseravelmente até o show principal, ou chegar mais tarde e assistir ao show de muito longe, com imagem do palco minúscula, não os telões não resolvem isso, e com o som até atrasado.

Depois disso, o Rock in Rio já é conhecido pela capacidade de reunir diversas tribos, pessoal do rock, heavy metal, eletrônico, enfim, todos no mesmo espaço. Virou mais entretenimento que show de rock. Isso além de colaborar para que alguns façam comentários estúpidos sobre sua banda, enche o lugar de gente que só quer ouvir hits, no caso, Fear of the Dark. Respeito todos que desejam estar lá, mas prefiro estar longe disso. Em seguida, a data miserável na qual colocaram o Maiden: Domingo.

Seja razoável, pagar 260 reais para ver o Iron Maiden, de longe, com um monte de babacas ao redor e já exausto de esperar? Não é razoável. Espero que a banda confirme algumas datas adicionais pelo Brasil, em 2001 a banda se apresentou no Brasil exclusivamente no festival, ou pela América do Sul, desconfio que seja mais interessante assistí-los na Argentina que no Brasil.

Tá, tem Slayer. Em 2001 teve Sepultura e Rob Halford, e mesmo assim, quando finalmente o Maiden começou sua apresentação, eu já estava muito cansado, e eu era doze anos mais novo. Prefiro shows onde o prato principal é servido de cara, sem frescura.

2 comentários em “Motivos para não assistir ao Maiden no Rock in Rio

  1. Concordo em gênero número e grau. O RnR de 2001 foi minha primeira oportunidade de ver o Maiden e foi, de longe, o show mais espetacular da minha vida. E mesmo em 2001 fui ao RnR exclusivamente por causa do Maiden (Halford foi bonus e Sepultura pra mim é bosta), visto que eles tinham data marcada em SP em outubro de 2000, mas adiaram pra janeiro de 2001 justamente para participarem do festival. A única vantagem foi que a estrutura montada para a apresentação do Maiden no RnR gerou um DVD e por isso foi infinitamente superior ao que veríamos em SP.
    De resto o Rio fede, o povo é sem educação, o calor é insuportável e a puliça… Bom, ainda bem que a turma do deixa disso impediu um esfaqueamento na frente da tropa de choque, pq no que dependesse dos fardadinhos ia rolar sangue perto de onde eu estava na fila.
    Parabéns pelo blog Hagi. Fomos no mesmo busão pra ver o Maiden há 12 anos rsrsrsrs

    1. Sério? Putz… a viagem foi épica! Lembro que tava muito fudido de grana, desempregado, e o Pablo, meu amigo que organizava as excursões de shows da Flotur, conseguiu um pacote em troca de publicidade na Seventh Page, por pouco não estive presente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s