A mídia e Zezé Perrela na venda de Montillo

A mídia exerce um papel inquestionável sobre a opinião pública, e desde que se encerrou a temporada 2012 do futebol brasileiro, especulações na imprensa davam como certa a venda do jogador Montillo. A princípio haviam três clubes interessados: Grêmio, São Paulo e Santos. Com o passar do tempo, e as infindáveis negativas do Presidente do Cruzeiro a respeito da transação, a conclusão do negócio veio a público hoje, dia 3 de janeiro de 2013.

Mas o mais interessante de todo o processo, foi o papel da imprensa, e diferente das especulações ocorridas ao final de 2011 envolvendo o Corinthians, um novo e importante ator veio à luz do palco: Zezé Perrela, ex-presidente do clube, e atual Senador por Minas Gerais. Segundo Zezé Perrela, o clube deveria negociar seu principal atleta em troca de melhor estabilidade financeira.

Estranho, pois Zezé Perrela está fora da administração do clube há um ano, como será que ele tem informações sobre a situação financeira do clube? Difícil precisar, mas a manutenção de Montillo desde a investida corintiana em 2011 e agora durante a insistência santista, parece ter desagradado. A posição de Gilvan, aparentemente, repercutiu ainda com a saída de José Maria Fialho, que era vice-presidente de futebol e estava no clube desde a era Perrela. Mas, afinal, qual o interesse de Zezé Perrela na negociação, uma vez que ele já declarou que nem mesmo pretende retornar ao clube?

O novelo do mistério começou a ser desenrolado com informações do blog do jornalista Chico Maia, que garante que o passe do jogador é divido entre Cruzeiro, Banco BMG e um fundo de investimento que percente ao ex-presidente, em cotas de 60% para o clube, e o restante de 40% divididos igualmente entre BMG e Perrela. Agora sim, faz todo sentido.

Mas, se há algum sentido prático em razão do interesse financeiro na trasação, qual o motivo de a Rede Globo de Televisão, dar tanto espaço ao ex-presidente falar sobre venda de jogador de um clube o qual não dirige? A força das declarações em um veículo como o Globo Esporte é tão grande, que diversos veículos repercutiram a tal entrevista. Torcedores foram influenciados, e a vida financeira do clube veio a público com base em suposições de quem está distante do clube há tanto tempo.

Difícil a tarefa de separar o joio do trigo em situações como onde estão Gilvan de Pinho Tavares de um lado, e Zezé Perrela de outro. De qualquer maneira, acho que Gilvan merece um crédito da torcida do Cruzeiro, são apenas doze meses de trabalho, e ao que parece ele vem lutando contra os tentáculos de grupos financeiros e a política essencialmente mercantilista de Zezé Perrela.

Vale lembrar que, embora Zezé Perrela goste de exaltar títulos conquistados durante os diversos anos que ele e seu irmão Alvimar estiveram a frente do clube, a verdade é que entre 2004 e 2010, o Cruzeiro não levantou um caneco importante, embora tenha disputado com mais relevância campeonatos como a Copa Libertadores. Também com Perrela dirigindo o clube que presenciamos a maior patacoada da história celeste com a contratação de jogadores “avulsos” para a disputa do Mundial Interclubes em 1997, sim, os Perrela também erram.

Além disso, e pior: Não se sabe os valores investidos por Perrela em 20% do passe de Montillo, seu compromisso é com o clube ou com o dinheiro? Este episódio ajudou a esclarecer.

Um comentário em “A mídia e Zezé Perrela na venda de Montillo

  1. Concordo com quase tudo, mas tenho comentários.
    O Zezé continua conselheiro e com isso tem acesso as finanças. O erro começou em 2011 pelo próprio Zezé ao demitir o Cuca. Depois ao contratar o Joel e depois ao demití-lo.
    Saiu porque não tinha mais moral nem interesse.
    Agora, como político a globo gosta e incentiva pra desestabilizar polemicas para times mineiros.
    Gilvan ainda tem tempo pra reverter o quadro e mostrar que pode ser vitorioso. Aproveita a grana do Montillo e trás um bom zagueiro e um atacante de peso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s