Eleição, gastos de montão

Há algumas semanas venho acompanhando algumas notícias sobre as eleições de Belo Horizonte. Estima-se que o total dos gastos dos candidatos ultrapasse a barreira de meio bilhão de reais, ou seja, quinhentos milhões de reais serão gastos por candidatos em busca de uma cadeira na câmara municipal da cidade, e também para prefeito. Seráo pouco mais de mil candidatos à vereador em Belo Horizonte.

Apenas a campanha da aliança do atual prefeito, Márcio Lacerda, estima gastos de quatorze milhões de reais. Candidatos e partidos maiores, como a chapa do PMDB/PHS declara gastos na casa de dez milhões. É muito dinheiro. Para um comparativo, dos valores anunciados pelo Governo Federal para a ampliação do metrô da capital, carente de transporte público, cerca de um bilhão viriam dos governos estadual e municipal. Basicamente, é como se todo o valor do município deverá investir no metrô está sendo investido em campanha.

A questão é saber a quem interessa tamanho investimento. Vários problemas chegaram conhecimento público na atual legislatura. Salários altos demais, benefícios em excesso, corrupção, favorecimento de familiares. Só assim, metendo a mão no dinheiro público, é que se justifica tamanho gasto dessa gente a entrar na carreira política. O mecanismo estabelecido é falho já no processo inicial.

E a sujeira já começa a aparecer em BH. Na Avenida Afonso Pena, milhares de cavaletes disputam espaço com pedestres no canteiro central. Incômodo para o pedestre, e tremenda poluição visual. Logo no primeiro dia de campanha, os cavaletes já começaram a aparecer, e agora em quantidade crescente. Automóveis já circulam com adesivos no vidro traseiro, prejudicando a visibilidade e a segurança no trânsito.

Tudo isso é muito lamentável. Será que há solução?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s