O valor de uma cortesia

Trocar uma lâmpada de lanterna traseira é um serviço simples e rápido, inclusive não requer qualquer conhecimento técnico. De tão trivial, este tipo de procedimento de troca de lâmpadas é descrito no manual de proprietário de qualquer automóvel. Por este motivo, pressupõe que não é necessário mão de obra especializada, nem emprego de muito tempo.

Diante do exposto, é de admirar a Roma Fiat, concessionário do fabricante italiano em Belo Horizonte, tenha feito um orçamento para um amigo, especificando como valor de mão de obra, R$ 46,20 para executar a troca de uma lâmpada da lanterna traseira de um Linea. O leitor poderá pensar: De graça, nem o relógio marca as horas. Concordo, mas nem sempre o valor cobrado reflete inteligência comercial.

Meu amigo não tem interesse em fazer sozinho o serviço, mas não é inocente. Antes de compilar um orçamento de serviço, um funcionário do concessionário foi chamado para averiguar se o problema no automóvel tratava-se realmente apenas de uma lâmpada queimada, ou se o problema poderia ser mais grave, já que o Linea ainda é coberto pela garantia. Menos de cinco minutos depois, e, com a lâmpada queimada nas mãos, o diagnóstico: Apenas a necessidade de substituição de uma lâmpada.

O diagnóstico foi tão rápido, que a entrega do orçamento tomou mais tempo, bem mais, impedindo o cliente de aceitar a realização do serviço naquela oportunidade – deveria ser um serviço rápido, mas que se tornou burocrático. A lâmpada, que no concessionário custa pouco mais que seis reais, poderia ser trocada como cortesia e de maneira rápida. O resultado da renúncia de meia hora de mão de obra, a hora técnica custa R$ 154,00, seria a satisfação de um cliente.

Não é a primeira vez que ouço reclamações sobre a falta de sensibilidade de concessionários. Valores de peças sempre muito acima do mercado paralelo, mesmo que os preços sejam comparados com peças de primeira linha, e incrível intransigência em negociações, e não raramente, relatos de serviços de má qualidade ou demora na entrega dos automóveis.

Os fabricantes, sem dúvida, tem uma parcela de culpa nesse contexto, pois parecem não se preocuparem com a maneira que seus concessionários prestam atendimento aos seus clientes – qual marca será lembrada, do concessionário ou do fabricante?

2 comentários em “O valor de uma cortesia

  1. É o que muita empresa não entende, principalmente as grandes.
    Preferem gastar um rio de dinheiro com mala-direta, propaganda e spans do que tratar bem os clientes e dar esse tipo de cortesia.
    O retorno seria muito mais eficaz do que com outras mídias.
    Problema é que para “treinar” as concessionárias para dar esse tipo de coisa eles teriam muito mais trabalho. Optam pela lei do menor esforço, mesmo que o resultado não seja bom e a grana gasta seja maior.

  2. Olá!;
    Isso e realmente frustrante, o orçamento da terceira revisão de um siena da anmorada de um amigo(Danilo) que trabalhou comigo no banco intermedium passou dos 2mil reais e acontecia justamente isto que você relatou, preço da peça + mão de obra, até para a troca das palhetas de para-brisa cobraram um absurdo para trocar, a Roma Fiat e a Tecar (esta que fica localizada na AV.Catalão creio eu) praticam o mesmo “abuso”.

    Já trabalhei em uma CCS em BH e quando você presencia tal empresa comprar peças paralelas e vender como original, bater carro de cliente e reformar sem que o mesmo saiba você já começa a pensar se realmente vale a pena cobrar um carro 0km para passar por este tipo de atendimento..

    eu particularmente não levaria meu carro em concessionária mesmo em garantia, pois comprar peças de 1º linha em Lojas como a AutoChev (GM) ou uma Caputo (FIAT) o preço e muito mais em conta, e melhor comprar as peças em tais lojas e pagar um valor de mão de obra muito menor..

    um exemplo de bom atendimento neste contexto que você abordou, levei meu carro na “MetroRepair” Localizada na Pedro 2 próximo a avenida do Canal, lá eles trabalham com Bombas de injeção e outros serviços relacionados a IE, estava com duvida se minha bomba de gasolina estava ok, fui lá e disse que estava suspeitando da bomba estar fraca, o rapaz que me atendeu mandou eu colocar o carro no elevador e rapidamente me deu um diagnóstico dizendo que nada havia com minha bomba, perguntei o valor do serviço e ele disse para eu não preocupar que quando precisasse trocar ou fazer algum serviço ai sim ele cobraria. Poxa, sai de lá extremamente satisfeito, “resolvi” a minha dúvida e ainda memorizei o nome da loja que certamente irei procurar quando precisar fazer algum serviço que lá atendem..

    pois bem, e isto para o momento.
    grande abraço a todos!.

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