O rodízio da burrice

Fiquei mais uma vez irritado com a burrice das autoridades. Dessa vez, o assunto é estabelecer em Belo Horizonte, assim como existe na cidade de São Paulo desde 1997, o rodízio de automóveis na região central da capital mineira. É mais um exemplo da burrice dos que legislam contra o cidadão, que sempre se preocupam em corrigir os efeitos, e não a causa principal.

Qualquer pessoa trocaria o seu carro particular por transporte público, desde que este tivesse o mínimo de qualidade. Atualmente os ônibus são desconfortáveis, há superlotação e os motoristas não conseguem o mínimo de suavidade na operação dos mesmos. O metrô não alcança os principais centros da cidade, então mesmo as pessoas que poderiam utilizá-lo quase sempre precisam se deslocar por algum trecho utilizando ônibus.

O rodízio apenas irá colaborar um pouco para diminuir a sensação de trânsito pesado na cidade, mas assim como todas as medidas adotadas até aqui privilegiando o trânsito e não o transporte em massa subterrâneo, em alguns anos o problema estará presente na gravidade atual.

A cidade de São Paulo não se livrou do problema do trânsito, quem conhece a capital paulista em dias úteis sabe do que estou falando, o rodízio apenas ameniza no curto prazo os efeitos da carência do transporte público. O que irá ocorrer em BH caso a proposta seja aprovada, é o mesmo que acontece em Sampa: Quem possui um poder aquisitivo terá dois carros para fugir do mecanismo, outra parte irá migrar para motocicletas e outra irá colaborar ainda mais para a superlotação do ineficiente transporte coletivo.

Aparentemente, as mentes da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte ainda não conseguiram identificar o problema.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s