O marketing da Kia Motors

Estava voltando para casa ontem, e, depois de enfrentar um trânsito infernal até chegar próximo de casa, já na Avenida Fleming, no bairro Ouro Preto, local onde geralmente o trânsito melhora um pouco, percebo uma lentidão incomum no local. Alguns metros após, descubro que o motivo da retenção era uma “ação de marketing”, ou “campanha de publicidade”, da Kia Motors realizada pelo concessionário Automark.

Essa avenida, para que não a conhece, possui duas faixas de circulação, sendo que existe ainda faixa para estacionar. E no trecho onde aconteceu o fato, há grande concentração de bares.

Então, em frente ao bar “Filé” um flagrante de desrespeito: O concessionário Automark estacionou, em fila dupla, três modelos da Kia: Sorento, Cerato e Picanto. E, é claro, como é comum entre os que fazem errado e tentam justificar a falta de respeito, acionaram o pisca alerta dos automóveis. Dessa maneira, restou apenas uma faixa para o tráfego de veículos.

Não satisfeitos em perturbar, reuniram um batalhão de meninas para parar cada automóvel para distribuir panfletos, o que eu chamo de spam off-line da publicidade, basicamente, um pedágio para propaganda. Como não estou nem um pouco interessado em comprar um carro zero quilômetro, muito menos da Kia, e agora muito menos ainda, não dei confiança e tentei não parar. Mas foi impossível.

Uma dessas “promoters” parou na minha frente, me obrigando a parar, mas quando se tocou que estava com pressa e se retirou, uma outra, aos berros, gritava: “é Kia Picanto” e atirou dentro do meu automóvel um panfleto. Pode ficar ainda pior? Pode: Havia também um boneco, uma espécie de Zé Gotinha tentando chamar a atenção.

Bizarro mesmo, de gosto e retorno muito duvidosos.

Tentei contato com a Kia Motors por meio do site da empresa no país, e para meu espanto, o fabricante não demonstrou sensibilidade com a questão, e tentanto se isentar, explica que campanhas de marketing são ações de seus concessionários e não sofrem interferência da Kia do Brasil. Não sei quem entende menos de marketing, a empresa Kia Motors do Brasil ou seu concessionário Automark.

Vejam a resposta da Kia do Brasil (site@kia.com.br):

Bom dia!

Prezado Sr. Raphael, agradecemos pelo envio do e-mail e informamos que as concessionárias são responsáveis por suas próprias ações de marketing, não sofrendo interferência da Kia Motors do Brasil.

Atenciosamente,

Central de Atendimento ao Cliente

Kia Motors do Brasil

Uma vergonha. E também é vergonhoso o fato de haver bem próximo ao local um posto de atendimento da Polícia Militar, que sempre circula na região em suas viaturas e nada ser feito para impedir esse desrespeito à legislação de trânsito.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s