O trânsito de Belo Horizonte e o BRT

O trânsito de Belo Horizonte

Há cerca de uma década, em Belo Horizonte haviam menos automóveis no trânsito diário, bem como uma menor quantidade de motocicletas. Haviam ainda certos horários em que era possível se deslocar pela cidade sem muito transtorno, pois os momentos de lentidão eram concentrados em horários de pico.

Venho acompanhando uma série de propagandas da Prefeitura de Belo Horizonte, ressaltando que nesse intervalo, a frota de automóveis praticamente dobrou, uma tentativa de justificar a falta de investimentos na área em dez anos, talvez, e que inúmeras obras estão sendo executadas para minimizar o problema. Boa parte das obras é realizada com dinheiro do Governo Federal, detalhe que é convenientemente esquecido, mas não vem ao caso.

O crescimento da frota, que não acontece do dia para noite, e a consequente diminuição da fluidez causaram a escolha por maneira alternativas de se deslocar pela cidade, carente de transporte público de qualidade, principal razão pela qual milhares de moradores recorrem ao automóvel privado para ir ao trabalho ou levar as crianças à escola.

A redução da fluidez em BH fez aumentar drasticamente o número de motocicletas para um nível jamais visto, com corredores de dezenas de motocicletas transitando entre os automóveis nas avenidas mais movimentadas. As horas que o trabalhador da cidade perde em ônibus lotados e pouco confortáveis, é uma vergonha, um desrespeito.

O BRT (Bus Rapid Transit)

A Prefeitura da cidade e o Governo do Estado, incapazes de construir linhas de metrô que atendam de verdade a cidade, planeja implantar até a Copa do Mundo de 2014 corredores exclusivos de ônibus especiais, os chamados BRT (Bus Rapid Transit) e tentar ainda melhorar a forma de conexão entre os ônibus que circulam nos bairros com estes ônibus mais velozes que circularão em vias exclusivas.

Lamentável é lembrar que a Avenida Amazonas, a principal ligação entre a cidade de Belo Horizonte e duas das cidades mais importantes da região metropolitana, Contagem e Betim, não terá o seu corredor exclusivo de ônibus. O metrô, que tem apenas uma estação na cidade de Contagem e fica muito distante de Betim, não é alternativa para uma grande parcela dos cidadãos dessas duas cidades.

Além disso, haveria ainda um corredor de BRT ligando a região da Pampulha por meio das avenidas Pedro II e Catalão, mas, em virtude de pressão de figuras influentes da região do bairro Carlos Prates, e Prefeitura desistiu do BRT nesses corredores, que atenderia uma importante região da cidade, que inclui o bairro Castelo, um dos bairros de maior crescimento populacional da capital.

Assim, os ônibus especiais e seus corredores de trânsito rápido serão exclusividade da região norte, que será atendida pelos corredores das avenidas Cristiano Machado e Pedro I / Antônio Carlos. Não que essa região não seja importante, tal como todos os bairros que serão integrados ao sistema através das diversas estações de embarque e desembarque. Mas fica a impressão que o BRT de Belo Horizonte servirá apenas parte da cidade.

2 comentários em “O trânsito de Belo Horizonte e o BRT

  1. A Prefeitura de BH ainda tem que aprender muito. Ela faz propaganda de obras na cidade inteira, mas não sabe que o cidadão para se locomover e atravessar a cidade, seja de carro ou de ônibus, detesta essas obras. Não que elas não sejam necessárias, mas porque começar 10 obras e dificultar o trânsito em toda cidade se podem concentrar os trabalhadores em apenas uma obra de cada vez, para que ela termine em um terço do tempo que terminaria se estivesse com metade dos trabalhadores. E depois passar pra outra e assim por diante. NÂO, fecha a cidade toda com obras e modificações e dificultam a vida de quem precisa se locomover por toda cidade. Há pessoas que trabalham se locomovendo pela cidade, Lembrem-se de NÓS. Obrigada pela oportunidade de escrever o que penso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s