O diesel S-50 da Petrobrás

Ando irritado com as propagandas da Petrobrás a respeito do lançamento do diesel S-50. O novo combustível chega ao Brasil atrasado, deveria ter chegado antes, mas ainda atrasado, quando foi adiado o lançamento em janeiro de 2009.

O Brasil continua diferente do resto do mundo no assunto combustíveis. O diesel europeu é S-10, portanto, ainda menos nocivo que a nova versão do combustível no Brasil, 10 ppm contra 50 ppm. Lá, até automóveis de pequeno porte, utilizam motores de ciclo diesel com excelentes números, não só de emissão de poluentes, como também de economia, com médias superiores a 20 km por litro de combustível em rodovias.

Caso não seja adiado como ocorrido no lançamento do S-50, o diesel S-10 chega ao Brasil até o início de 2014. Enquanto isso, o resultado do S-50 no mercado já era esperado: Está sendo pouco utilizado, pois custa mais caro, até seis centavos mais que o diesel S-500. Além disso, apenas motores novos poderão se beneficiar integralmente dos benefícios do S-50.

2 comentários em “O diesel S-50 da Petrobrás

  1. Compartilho de sua irritação. A Petrobras usa de hipocrisia ao se promover pela produção do S50, quando deveria pedir desculpas à sociedade brasileira pela relutância mesquinha e retrógrada que resultou em atraso de 3 anos para a chegada deste tipo de diesel. Acho que o atraso com relação ao S10 poderá chegar a uma década, haja vista a seriedade com que nos empenhamos no cumprimento de nossas obrigações, particularmente nas áreas públicas e monopolizadas.

    1. Prezado Alberto,

      Precisamos contextualizar também o lobby dos fabricantes de caminhões, que adiaram o lançamento dos caminhões adaptados à regras do CONAMA.

      Acredito que o S10 não irá atrasar tanto quanto o S50.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s