Cinto de segurança. Tem que usar!

Acho o cúmulo da ignorância uma pessoa que nos dias de hoje se recusa a utilizar o mais importante dispositivo de segurança em um automóvel, o cinto! O tempo vai passando e várias pessoas teimam em não utilizá-lo, conheço alguns e me irrito. E essa gente sempre tenta argumentar das maneiras mais tolas.

Apenas para ilustrar o que classifico como argumento tolo, certa vez um primo entrou no meu carro quando lhe ofereci carona, ele tem uns 15 anos de idade. Entrou e não colocou o cinto, o questionei sobre o uso do equipamento e ele disse que usa “às vezes”. Então ponderei que da eventual possibilidade de um acidente e ele rapidamente respondeu: Até agora tive sorte! Perguntei então se ele transaria com uma menina sem uso de preservativo, já que ele pode contar com a sorte para não ser infectado por uma doença sexualmente transmissível. Acho que ele entendeu o recado: Uso de cinto de segurança é questão de saúde, tem que usar.

Em primeiro lugar, vamos lembrar que o cinto de segurança é de uso obrigatório, está no Código de Trânsito Brasileiro, o CTB, o qual deixa claro, que este é de uso obrigatório para motoristas e passageiros, a redação do artigo é a seguinte:

Art. 65. É obrigatório o uso do cinto de segurança para condutor e passageiros em todas as vias do território nacional, salvo em situações regulamentadas pelo CONTRAN.

Fora a questão da obrigatoriedade do uso, está a questão de segurança em si, onde reside a resistência de alguns que, sinceramente, não há como aceitar. Alguns dizem que não irão se envolver em acidentes, mas esquecem que o trânsito não é restrito aos bons motoristas e surpresas acontecem o tempo todo. Aliás, em competições só temos pilotos de verdade, e não há competidor que dispense o uso do cinto.

Existem os que reclamam que o cinto incomoda. Repare que todos que reclamam do incômodo não sabem ajustar corretamente sua posição para dirigir. Principalmente em automóveis mais novos, onde há no mínimo ajuste de altura do cinto. Aliás, o cinto deve estar em contato com o tórax, então, o encosto do banco não pode estar reclinado em excesso. Existem ainda alguns que utilizam uma peça para deixar o cinto constantemente frouxo no peito, é o cúmulo da idiotice.

Não são apenas motorista e passageiro dianteiro que devem usar, TODOS devem. O motivo é simples, em uma colisão, os passageiros do banco traseiro, caso estejam sem o cinto de segurança, são projetados para a frente do automóvel, os que estiverem imediatamente atrás dos bancos traseiros, irão bater contra os bancos da frente, podendo machucar não só a si próprios, como também os que viajam na parte dianteira do automóvel.

Os automóveis melhoraram sensivelmente na questão de segurança. Mas não pense que bolsas de ar infláveis irão salvar sua vida, o melhor dispositivo de segurança ainda é o cinto de segurança. Utilize-o sempre, mesmo que seja apenas para ir a padaria da esquina comprar pães.

Abaixo seguem alguns vídeos que garimpei no Youtube que demonstram a importância do uso do cinto de segurança.

É responsabilidade do motorista obrigar o uso do cinto de segurança por todos os passageiros.

Um comentário em “Cinto de segurança. Tem que usar!

  1. Excelente post !

    Concordo com tudo que disseste ! Fico também indignado ao ver famílias inteiras andando sem cinto, com crianças no banco da frente (!!!), dizer que falta educação ainda acho pouco… pra mim é ignorância mesmo, o comodismo que não deixa ver que o cinto é de SEGURANÇA, feito para nos proteger !

    Visite meu blog… eu fiz um artigo sobre como frear uma motocicleta,outra coisa que o povo não sabe (usam mais o freio traseiro em vez do dianteiro).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s