Adulteração nas bombas de combustíveis

Ontem o programa Fantástico, da Rede Globo, apresentou matéria onde fazem uma grave denúncia: A adulteração das bombas de combustíveis em postos de gasolina. O crime é moderno, pois se vale de tecnologia para burlar eventuais fiscalizações dos órgãos fiscalizadores.

Em resumo, a adulteração ocorre na placa controladora da bomba de combustível, que reduz a vazão da bomba apesar de contabilizar no painel a quantidade que o cliente imagina que entrou no tanque de seu carro, e pagou por isso. Porém, ao simples comando por controle remoto, a pessoa de confiança do proprietário de posto pode habilitar ou desabilitar a redução da vazão.

Com esse apoio tecnológico, fica quase impossível descobrir a alteração da bomba pelos meios normais, preenchendo uma espécie de galão com uma espécie de régua que mede a quantidade de vinte litros de gasolina, permitindo assim a aferição da vazão da bomba. Mas, sempre que há algum tipo de fiscalização, ou algum cliente desconfiado pede para que a bomba seja aferida na sua presença, o mecanismo é acionado remotamente e passa a funcionar adequadamente.

Infelizmente, no Brasil ainda existe essa cultura de “fazer dinheiro” facilmente. O acusado pela implantação do novo sistema de roubo nas bombas, resume bem quando flagrado pela câmera escondida da reportagem: “É um negócio da china”.

Espero que além do acusado de desenvolver e distribuir as placas ladras, sejam capazes ainda de identificar os proprietários de postos de combustíveis que compraram tal mecanismo e estão roubando o consumidor há pelo menos dois anos, segundo a reportagem. O tal Cléber Salazar só consegue vender por existir pessoas que, m como ele, estão certas da impunidade e zombam da cara do consumidor.

A matéria completa está no site do Fanstástico, clique aqui para assistir.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s