Monitorando os gastos do seu Deputado

Nós cidadãos temos que tentar no máximo possível monitorar os passos daqueles que foram eleitos por nós. Não é uma tarefa fácil, mas ficar apenas reclamando não adianta muita coisa. A internet tem papel chave na democratização da informação e ainda temos algumas ferramentas interessantes para acompanhar nossos representantes.

No site da Câmara dos Deputados, na opção “Transparência”, qualquer cidadão tem acesso aos gastos de cada Deputado, mês a mês, permitindo um monitoramento de pelo menos aquele Deputado no qual você votou. No meu caso, venho acompanhando a Jô Moraes.

Interessante notar também que a medida que o acesso à internet vem se popularizando, há uma maior preocupação dos políticos em utilizá-la como ferramenta de marketing, no entanto, essa virtual proximidade entre político e eleitor abre novas possibilidades.

Voltando à minha relação com a Deputada Federal Jô Morais, me intrigou há alguns meses, um gasto de pouco mais de cinco mil reais de uma empresa que não encontrei qualquer referência mesmo na internet. Como a Jô possui um perfil no Twitter, a questionei a respeito e fui respondido, sendo inclusive convidado à visitar seu gabinete para esclarecimentos. Embora ainda não tenha encontrado tempo para fazer tal visita, pois deve ser feita em horário no qual estou trabalhando, isto é exercitar a cidadania!

De maneira geral, com relação aos deputados mineiros, me perturba os gastos com combustíveis. O Posto Tocantins recebe mensalmente dos cofres públicos, apenas da cota da Jô Morais, valores que considero muito altos. Por exemplo, ainda em julho de 2011, foram gastos R$ 2.968,21 em combustíveis nesse posto de Belo Horizonte. É estranho, já que a Deputada trabalha em Brasília. Fazendo um cálculo rápido, considerando o preço da gasolina em R$ 2,80, podemos considerar que pouco mais de 1.060 litros de combustível, é muito! É gasolina para rodar por baixo 100.000 km.

Interessado em saber os gastos do seu Deputado, ou de todos eles? É simples, acesse o site do link a seguir e selecione o nome ou partido para acompanhar os gastos. Se achar alguma situação anormal, não existe em entrar em contato com o Deputado para esclarecer, temos este direito.

Transparência (Cota para Exercício da Atividade Parlamentar)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s