Chevrolet Cobalt é lançado oficialmente

A Chevrolet apresentou nessa sexta-feira (4) o Cobalt, novo representante do fabricante no mercado hoje dominado por FIAT Siena e Renault Logan. O benchmark da marca parece ter sido o modelo franco-romeno, uma vez que o automóvel apresenta como destaque espaço interno e grande capacidade do porta-malas. Há ainda o visual discutível, também um ponto de crítica no Dacia-Renault e ainda recém-lançado Nissa Versa. Parece que o jargão “falem mal, mas falem de mim” está em alta.

O Cobalt chega ao mercado com três níveis, a saber: LS (entrada – R$ 39.980,00), LT (intermediária – R$ 43.780,00) e LTZ (topo de linha – R$ 45.980,00). Os preços estão um tanto salgados, sobretudo para a versão LTZ, que virá equipada com o mesmo motor 1,4 litro das versões de entrada. A Chevrolet reconhece que o motor não é adequado para a proposta e preço, tanto que promete a opção 1,8 litro acoplada à uma transmissão automática. Segundo o fabricante, a opção chega “futuramente”, mas sem informar data precisa. A manobra é questionável e demonstra correria com o lançamento, pois torna o modelo ultrapassado já no seu lançamento.

O carro é um sedan médio, mas apresenta dimensões generosas: São 4,4 metros de comprimento, sendo 2,62 metros de entre-eixos. Para efeito de comparação, são números próximos do Cruze, que possui 4,6 metros de comprimento total, sendo 2,68 metros de entre-eixos. O porta-malas também é destaque, com capacidade de 563 litros, o maior do segmento.

O motor 1,4 litro é o Econo-Flex presente no Agile e Prisma, porém com algumas alterações. O sistema de acelerador eletrônico, drive-by-wire recebeu nova calibração para tornar as respostas do motor mais suaves. O coletor de escape passa a ser confeccionado em aço inox, sendo o catalisador de gases integrado. Novos coxins foram desenvolvidos para reduzir a transmissão de vibrações para o monobloco. Foram realizados ainda ajustes na partida do motor a frio, sendo possível ligar o motor sem adição de gasolina a partir de 8 graus celsius de temperatura.

Capaz de consumir etanol e gasolina, o revisador motor rende 97 cv com gasolina e 102 cv com etanol, sempre a 6,200 rotações por minuto. O corte do giro máximo do motor acontece bem próximo, a 6,300 rotações. O torque máximo é de 12,8 kgfm com gasolina e 13,0 kgfm com etanol com 3,200 rotações.

O câmbio parece muito curto, a quarta marcha tem relação de 1,12:1 e não 1:1 como sempre faz a Chevrolet. O diferencial tem relação de 4,19:1. A Chevrolet afirma que a transmissão recebeu novos seletores de engate com o objetivo de facilitar as trocas. Assim como motor, a transmissão recebeu atenção especial para atenuar vibrações e coxins foram desenvolvidos principalmente com o objetivo reduzí-las.

A Chevrolet “se esqueceu” de divulgar informações sobre o consumo de combustível, mas divulgou os seguintes dados sobre o desempenho:

Velocidade máxima: 170 km/h com gasolina ou etanol.

Aceleração 0 a 100 km/h: 11s,9 com gasolina e 11s5 com etanol.

A suspensão segue o conceito McPherson à frente e eixo de torção na traseira, todos os amortecedores são pressurizados. A direção hidráulica é de série em todas as versões e o diâmetro de giro é de 10,88 metros. Os freios são à disco na dianteira e tambor na traseira, e a partir da versão LS o sistema antibloqueio (ABS) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD) é de série. As bolsas de ar infláveis são de série também a partir da versão LS.

O painel de instrumentos parece ser igual ao do Chevrolet Sonic que chega em 2012, misturando o tacômetro analógico e velocímetro e demais informações em mostrador digital. O volante segue desenho similar ao do Cruze e Captiva e provavelmente tem boa empunhadura. O painel demonstra bom nível de acabamento e os bancos seguem a fórmula do Agile com desenhos em relevo, sendo que a partir da versão LS, painel e estofados apresentam dois tons de cores.

Galeria de fotos do Chevrolet Cobalt.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s