Novos Uno e Palio, irmãos gêmeos

Há muito tempo se sabe que os novos FIAT Uno e Palio compartilham componentes, mas dando uma olhada em imagens dos dois modelos, percebi que as semelhanças do painel interno e da parte traseira da carroceria revelam que os carros são praticamente idênticos em sua estrutura básica – antes irmãos com décadas de diferença de idade, agora irmãos gêmeos.

Será que no mercado atual não há mais espaço para automóveis com características únicas? Parece que os nomes Uno e Palio são realmente valiosos para o fabricante italiano, principalmente o Uno, que deveria ter sido substituído pelo Palio ainda na década de 90, mas se manteve forte e com vendas expressivas.

Na primeira imagem (acima), da traseira dos dois veículos, nota-se que a parte estrutural que serve de fixação dos amortecedores ao assoalho traseiro é idêntica (1), bem como há uma grande semelhança no formato da travessa traseira, onde fica instalado o pino-trava do tampa do porta-malas (2), da mesma forma percebe-se ainda a semelhança das dobradiças da tampa traseira (3).

Na segunda imagem (abaixo), destaco a semelhança de posicionamento dos itens no painel de cada modelo, que não acontece por acaso, já que a carroceria dos dois automóveis devem seguir os mesmos desenhos para passagens de chicotes, cabos e tubulações de ventilação.

Note que os difusores mais próximos das portas estão na mesma posição, sendo que no Palio há uma espécie de suporte que os deixam um pouco mais próximos de quem está assentado, detalhe estético (1). Já os difusores centrais e sistema de som estão praticamente na mesma posição (2), note ainda a posição dos controles do sistema de ventilação e ar-condicionado (3). Vale destacar ainda que os pedais de acelerador, freios e embreagem são iguais (4), há um pedal de apoio para o pé esquerdo que só mudou o acabamento (5) e finalmente no item (6) uma caixa de controle eletrônico que tem o formato bastante similar.

E você, o que acha da similaridade entre os dois modelos?

E também curioso é o fato que dos projetos 326 e 327 (Palio e Uno), a FIAT ter criado também a nova geração do FIAT Panda na Europa (foto abaixo). Um projeto de abrangência mundial portanto. Vale lembrar que o novo Panda europeu é muito mais equipado e seguro que nossos Palio e Uno.

Imagens do Palio: Motor Clube

Imagens do Uno: FIAT/Divulgação.

Imagens do Panda: FIAT/Divulgação.

Montagens: Hagi Thoughts

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s