Imobiliárias e o desserviço ao cliente

Houve um tempo onde atender bem o cliente era preocupação das empresas, mas no caso das imobiliárias, essa velha máxima parece não ser aplicável. Estava procurando um imóvel para locação em Belo Horizonte há algum tempo, vou me casar em setembro, portanto até então não estava com muita pressa, estávamos naquela de tentar encontrar um bom custo benefício.

Então ele surgiu, uma casinha legal com duas vagas na garagem, algum espaço para receber os amigos. Não é enorme, nem minúscula, acredito que será o suficiente para viver bem os primeiros anos de casado. Após a visita e concordância da patroa, vou até a imobiliária saber dos trâmites para me tornar inquilino do imóvel.

Me entregaram fichas para preenchimento, normal, onde deveria ainda encontrar dois fiadores, um de imóvel e outro de renda, os fiadores preencheriam fichas parecidas. A maior chateação: As fichas e documentos não seriam entregues à imobiliária, como qualquer pessoa imaginaria. O cadastro é feito por uma empresa especializada, sediada no centro da cidade.

Caro e enfadonho transtorno de ir de carro até o centro da cidade levar papelada, e, após entregar a documentação, ser informado que haveria uma “taxa de cadastro” no valor de R$ 100,00. E isso para ser atendido em um muquifo onde não havia nem um bebedouro para os clientes.

A prática, além de ilegal, é totalmente absurda! O proprietário do imóvel, imagino, não tinha ciência disso, afinal, ele confia seu imóvel para imobiliária que em teoria encontraria um inquilino idôneo para ocupar seu patrimônio, é a garantia que as imobilárias oferecem, esse é um serviço deles, que deve de alguma forma ser cobrado do proprietário, que aliás, é o responsável por estes custos segundo a Lei do Inquilinato.

As imobiliárias que fazem a opção pela terceirização do cadastro de clientes sabem que a prática é ilegal, mas se fazem de desentendidas quando questionadas. No meu caso que encontrei um bom custo benefício, acabei por desistir em brigar e aceitei ser roubado.

E as ilegalidades não param por aí. Soube que tenho até o quinto dia útil de cada mês para honrar os vencimentos do aluguel. O pagamento deve ser feito através de cheques da praça em nome do inquilino, ou em dinheiro, diretamente na imobiliária. Sejamos razoáveis: Não dá pra ficar indo todos os meses pagar uma conta num lugar “lá longe”, e em horário bancário é bom lembrar.

Mas eles oferecem uma alternativa, o boleto bancário, tal qual funciona em todo o mundo, posso inclusive pagar por meio da internet, cômodo né… Mas, sendo que no caso de o inquilino fazer esta opção, deverá arcar com o custo da emissão do boleto, o que é contra a Lei! Muita cara de pau, e por isso eu vou brigar, eles que me aguardem!

Eles sempre ganham

Eu, enquanto possível cliente/inquilino, depois de ir até a imobiliária e visitar o imóvel em carro próprio, sem fazer uso de qualquer trabalho de corretor, gostei do imóvel, e, como disse, aceitei as condições da empresa imobiliária. Tentei negociar um desconto no valor do aluguel, mas isto é quase impossível de fazer sem acesso direto ao proprietário.

As imobiliárias ganham um percentual sobre o valor mensal do aluguel, e com isso tentam aumentar o valor o máximo quanto podem – devemos ficar atentos ao contrato, que deve especificar índices de reajustes anuais. Fiz uma proposta direto com o proprietário, que por sua vez solicitou que a mesma fosse feita à imobiliária. Resultado: Não repassaram a proposta ao proprietário e responderam negativamente à proposta, e em nome do priprietário.

Segundo a imobiliária, o proprietário teria feito ainda uma contraproposta. Aceitei, mas ficou evidente que o cálculo feito foi: Proposta + 10% – Assim, salvaram sua comissão. Assim, não vou ter nenhum receio de tentar negociar um contrato direto com o proprietário daqui um ano, vou jogar o mesmo jogo que eles: Vou olhar para o meu umbigo.

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