Dia Mundial do Rock

Hoje, dia 13 de julho, é comemorado o Dia Mundial do Rock. Mas fica a pergunta: E daí?

Sério, a cada ano que passa, só fico sabendo da data comemorativa graças aos comentários de outras pessoas, que não gostam do verdadeiro rock é bom lembrar e quando leio comentários pela web, sobretudo nas redes sociais. Para quem, como eu, escuta rock e suas variantes diretas o ano inteiro, a data especial não muda nada a rotina, no máximo nos fazem escutar alguns sons em especial.

A título de curiosidade, um rapaz aqui do trabalho veio comentando que ouviu na rádio um especial de rock. Perguntei a ele o que havia ouvido e ele disse que rolaram AC/DC, Ozzy Osbourne e Metallica. Não posso dizer que gostei da seleção, pois me parece ter sido feita com bases comerciais apenas.

AC/DC, Ozzy e Metallica estão entre os mais vendidos do mundo, e não considerando apenas o rock, mas a música em geral. Gosto muito de AC/DC, tenho minhas ressalvas ao Metallica pela direção comercial dos últimos albuns e Ozzy Osbourne, detesto, muito embora respeite.

Acho que falta uma seleção mais abrangente, claro, não apenas de bandas que eu goste diretamente, mas acho que os três não representam de maneira legítima o rock. O estilo sobrevive até hoje justamente pela diversidade musical, está vivo há décadas e merecia uma mexida no baú para mostrar além, mais que simplesmente o que todos já ouviram.

Não sou o mais indicado para sugerir um tracklist comemorativo do rock, considero meu conhecimento raso. Mas se tivesse realmente um tempo aqui apenas para ouvir alguns discos que me influenciaram diretamente a ouvir rock, e outros que me fazem fiel a ele, deixaria como sugestão:

  • Deep Purple – Machine Head
  • Black Sabbath – Paranoid
  • RUSH – 2112
  • Iron Maiden – Seventh Son of a Seventh Son
  • Megadeth – Rust in Peace
  • The Beatles – White Album
  • Sepultura – Arise
  • Slayer – Reign in Blood
  • Dream Theater – Metropolis part II: Scenes From a Memory
  • Pink Floyd – The Darkside of the Moon
  • Neal Morse – Sola Scriptura
  • Transatlantic – Whirlwind
  • Led Zeppelin – Presence
  • Dire Straits – Brothers in Arms
  • Blues Etílicos – Say Ho Zay
  • Supertramp – Breakfast America
  • AC/DC – For Those About Rock
  • Metallica – Ride the Lightning
  • UFO – Phenomenon

São os que me lembrei imediatamente, para citar um único por banda, e são sons que sempre estão tocando em minha casa e no carro.

Deixe um comentário

