Sandero Stepway modelo 2012

Sempre considerei a dupla Logan e Sandero bons produtos, carros que apesar de não serem brilhantes cumprem seu papel com muita competência. Há algum tempo, o Logan passou por uma leve mudança de visual que colaborou para deixá-lo mais bonito, ou menos feio alguns diriam. Agora foi a vez do Sandero passar por uma leve reestilização, o resultado não é tão bom como no Logan, mas também não estraga.

Não gostei das novas lanternas traseiras, mas gostei da nova disposição dos emblemas na tampa traseira, no mesmo estilo dos demais modelos mais caros do fabricante francês, como o descontinuado Mégane. Já a dianteira, recebeu novos faróis e para-choques e ainda uma grade fechada, como no Fiat Uno. Ficou legal, mas o capô não foi modificado e um vinco que acompanhava a área dos faróis, agora ficou perdida, estranho.

Guiei bastante a versão Stepway, no estilo aventureiro e com todos opcionais, incluindo freios com sistema antibloqueio (ABS), bolsas infláveis, bancos de couro entre outros mimos. O interior não sofreu mudanças radicais, mas melhorou. O sistema de som ficou mais prático de operar, embora os controles do ar-condicionado e ventilação continuem em posição ruim.

Resolveram o problema do acionamento dos vidros traseiros elétricos, passando os botôes para as portas, mas os puxadores de portas continuam ruins e prejudicando o acesso aos porta-mapas e o acionamento das maçanetas internas nas portas dianteiras. O volante tem boa pega, mas infelizmente o acionamento da buzina ainda não é legal. O novo grafismo no painel de instrumentos agrada.

O Stepway é equipado com motor 1.6 litro e cabeçote de 16 válvulas. Possui desempenho adequado, mas não brilhante. O consumo médio medido pelo computador de bordo em trechos urbanos e abastecido com etanol ficou na casa de 8 km/l. Continuo não gostando dos engates das marchas nos Renault Sandero e Logan, a alavanca é longa e o engate da quinta marcha é estranho.

Também não gostei do curso do acelerador, muito curto. Não dirigi a versão Stepway anterior, mas a avaliada tinha realmente o curso bastante curto. A elevada distância do solo prejudica o comportamento em curvas, a carroceria aderna demais em curvas de maior velocidade e há leve tendência de fugir a traseira. Ao ultrapassar lombadas em velocidade maior o curso dos amortecedores se mostraram adequados.

Minha noiva também guiou o Sandero Stepway e gostou principalmente da visibilidade, o que realmente é um destaque no Sandero. Os vidros retos e grandes colaboram para isso e os retrovisores são bem grandes, facilitando mudanças de faixa em avenidas e rodovias, uma gafe também percebida por ela é a ausência da informação de consumo instantâneo pelo computador de bordo.

É provável que a versão comum do Sandero seja melhor de dirigir que o Stepway, mas como o “mercado pede” versões aventureiras, a Renault atendeu ao pedido. Acho o preço salgado, nessa faixa provavelmente eu escolheria um Volkswagen Polo, que não é aventureiro, mas é mais automóvel.

Anúncios

5 comentários em “Sandero Stepway modelo 2012

  1. Nunca vi tanto recalque num texto só… Realmente o Stepway não nasceu pra qualquer um dirigir mesmo. Aliás, qualquer mendigo sabe que carro da Volkswagen é tudo, menos o “automóvel” da maneira descrita, sem acabamento, sem formas arrojadas e ultimamente, nem preço!!! Distância do solo prejudicial em curvas?? Vá dirigir um 206 e aproveite pra rebaixá-lo mais ainda!! Ah… esqueci! Vc não deve ter cacife pra ter qualquer francês!! Distância da maçaneta dianteira? Puxadores de parta ruins?? Isso porque vc nao deve ter visto o anterior! Agora ficou até luxuoso. O mais aventureiro e belo ao mesmo tempo da categoria! De tudo que foi escrito aí, uma coisa é válida: a falta da indicação do consumo médio no computador de bordo faz diferença!! Salgado mesmo! Mais tem gente que pode se aventurar!!!

  2. Concordo com você cara meu avô também gostou mais do Polo, sabe como é o pai dele teve o pai do pai dele, é um carro bem mais bonito, bem esportivo e jovial. Não é verdade?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s