CEMIG – A Energia mais cara do país

Aqui na empresa onde trabalho acabamos de receber a notícia que a CEMIG está readequando contratos. A justificativa principal apontada pelos responsáveis pelo contrato são os cortes de gastos que a Andrade Gutierrez, há um ano detentora de 33% do capital da empresa mineira, está promovendo em diversas áreas, sendo que a área da CEMIG ligada a nossa empresa sofreu corte de 60%.

Interessante notar que, mesmo com o lucro quase 6% maior no período de 2010 em relação a 2009, a Andrade Gutierrez parece não abrir mão de maximizar os lucros. Já a qualidade do serviço prestado à população mineira, parece ser assunto secundário na companhia.

Na última semana, Belo Horizonte foi atingida por chuva acompanhada de fortes ventos. Como resultado, o de sempre: Diversos bairros sem energia elétrica por horas, dias, alguns relatos de pessoas sem energia elétrica por até 48 horas. Uma inegável demonstração da falta de investimentos da CEMIG, que parece mesmo focada apenas em somar lucros aos seus acionistas.

Mas, em contrapartida a má qualidade de serviço, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), órgão do governo que deveria defender os consumidores, fiscalizando a qualidade e preços, resolveu jogar a favor da CEMIG e permitiu ajuste de 7,34%, em média, nas contas de energia elétrica para consumidores domésticos e industriais já a partir de abril de 2011.

Portanto, amigos, parece que a participação do governo tucano no capital da CEMIG serve apenas para manter mais um curral de cargos para troca de favores. Enquanto isso, não creio que a situação será mais favorável a nós, cidadãos. A coisa tá feia!

Anúncios

2 comentários em “CEMIG – A Energia mais cara do país

  1. Cara, mudei pra BSB e te digo, a luz aqui é metade do preço. O pessoal do Rio qdo vai de carro evita passar por minas pelo excesso de pedágios e pior são pedágios em rodovias de pista simples. A copasa também cobra tarifas que são cerca de 100% superiores as da Caesb. E não falo somente do DF; SP, GO e RJ cobram tarifas muito menores e tem renda per capita maior, fico triste por minas pq isso além de prejudicar a população, espanta empresas que poderiam trazer muito desenvolvimento ao estado. Uma pena.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s