ANP: Entrada da safra reduz pressão sobre etanol

O diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Haroldo Lima, afirmou hoje que o governo continua estudando a possibilidade de reduzir a mistura do etanol à gasolina, mas que não há decisão final sobre o assunto. Lima, que participa hoje da reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), disse que a pressão para reduzir a mistura do álcool anidro à gasolina tem caído. “Já tivemos pressão maior para reduzir. Agora, com a entrada da safra, essa pressão diminui”, disse Lima.

Lima informou que o foco da ANP neste momento é fiscalizar os postos de combustíveis. Segundo ele, a agência quer ter acesso às planilhas de custo para avaliar se existe algum tipo de prática de cartel na definição de preços dos combustíveis.

Numa avaliação inicial, a ANP estudou os preços praticados em 63% dos 322 postos de combustíveis na capital federal e identificou que em 111 deles o preço praticado era exatamente o mesmo. “Isso é um indicador veemente de cartel”, afirmou. A ANP já comunicou à Secretaria de Direito Econômico (SDE), do Ministério da Justiça, e ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) essa suspeita de cartel em Brasília.

Fonte: Agência Estado

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s