Automóveis chineses chegando, você tem coragem?

Cada vez mais chegam ao mercado brasileiro opções de veículos fabricados na China, mas ainda persiste o receio da maioria das pessoas com relação a diversos aspectos envolvidos na compra de automóvel. Em um primeiro momento, e assim como aconteceu com a chegada dos franceses no início dos anos 2000, é natural que o comportamento do consumidor seja de cautela.

Vale lembrar que os automóveis que chegam da China, como os Chery, Effa e mais recentemente JAC, são produtos não apenas fabricados na China, mas também lá desenvolvidos. É a principal diferença entre comprar um IPod da Apple fabricado por lá, com todo o apoio tecnológico e controle de qualidade da empresa estadunidense.

Pós-venda

O primeiro desafio dos fabricantes chineses é garantir ao consumidor brasileiro sua capacidade de prestar um bom serviço de pós-vendas. Garantia, peças de reposição e um bom número de concessionários prontos a atender ao cliente são as principais preocupações.

A JAC Motors chegou anunciando uma garantia de seis anos em todos os modelos, ainda que condicionando a garantia a visitas aos concessionários a cada 5000 km. Os motores dos principais fabricantes chineses possuem um bom número de tecnologias empregadas em sua construção, o que não permite um oficina independente qualquer prestar um bom nível de manutenção.

As peças de reposição possuem ligação direta com o item da garantia, pois de nada adiantar ter um longo tempo de cobertura se em uma eventualidade de troca de alguma peça, esta demorar semanas para chegar para substituição no automóvel defeituoso. Situações como essa acontecem com frequência até em veículos nacionais, já que o mercado aquecido faz que determinados itens de reposição desapareçam do mercado, já que as fábricas estão sedentas por produzir cada vez mais.

Os concessionários devem ser treinados para executar os serviços de maneira ágil e definitiva, evitando situações de voltar com o carro diversas vezes para consertar um mesmo defeito. Essa situação é particularmente grave em fabricantes com reduzido número de concessionários, pois sem alternativas de tentar o conserto em outro concessionário, muitas vezes o proprietário se desgasta com a situação e desiste de resolver e isso denigre a iamgem da marca.

Qualidade de fabricação

Afim de evitar muitos problemas de manutenção e fortalecer suas marcas, fabricantes chineses devem se esmerar pela qualidade de seus produtos. Acho que este é o principal desafio para consolidar os produtos no mercado brasileiro. A desconfiança com relação à qualidade dos carros já está enraizada na cabeça das pessoas.

De tudo o que li na internet sobre os três fabricantes abordados: JAC, Chery e Effa. Este último parece ser o pior em qualidade, com acabamento interno absolutamente pobre, talvez por concorrer pelo título de carro mais barato do Brasil, o M100 deixa claro as mazelas de um carro barato, em maior evidência que os nacionais nessa faixa.

A Chery trouxe o jipinho Tiggo, repleto de itens de série e depois compacto Face e o Cielo, que na teoria é um bom automóvel, mas somente o tempo irá dizer como será na prática, muito embora hoje já existam proprietários que se dizem satisfeitos. Mas talvez seja melhor aguardar quatro ou cinco anos de uso para se atestar a qualidade do produto e serviço de pós-venda.

A JAC chegou por último, anunciando uma garantia de cinco anos e iniciando com um bom número de concessionários, cinquenta. A apresentando os modelos J3 e J3 Turin, o carros do fabricante possuem um bom nível de acabamento interno, e, como de praxe dos chineses, um grande número de itens de série e o motor 1.3 com aparatos tecnológicos que nacionamente estão presentes apenas em modelos mais caros.

Conheça os sites dos principais fabricantes chineses no Brasil:

JAC Motors: http://www.jacmotorsbrasil.com.br

Chery Brasil: http://www.cherybrasil.com.br

Effa Motors: http://www.effamotors.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s