Meu irmão viajou

Com um sentimento quase paternalista, assisti meu irmão sair de casa para uma viagem até Jacareípe, no Espírito Santo. Me lembro como se fosse hoje, quando fizemos uma viagem juntos, também para o Espírito Santo. Estávamos no Chevette, o Blue. Foi a minha primeira viagem dirigindo, ainda estava apenas com a permissão, conseguida meses antes no primeiro exame de direção, mas meus pais sabiam que eu tinha total condição de fazer a viagem em segurança.

A viagem de ida foi louca, saímos de Belo Horizonte na sexta-feira de carnaval, um trânsito horroroso na saída de Belo Horizonte e também no trecho da BR-381 com a BR-101 em Realeza. A viagem de ida levou quase 14 horas até Piúma, meu compromisso desde então é de nunca mais viajar pela BR-381 sentido Vitória no período de carnaval. A viagem de volta foi mais tranquila, pois saímos de Piúma às 00h de quarta-feira de cinzas, uma chuva torrencial no início mas que não durou muito tempo, umas oito horas de viagem até Beagá.

Mas voltando ao meu irmão. Fiquei com medo de ele não fazer as coisas corretas. Comecei a chatear pra levar o carro no mecânico e dar uma olhada, muito embora já tivéssemos feito uma revisão bem completa há pouco tempo. Nessa revisão trocamos o óleo do motor, correia dentada, radiador e líquido de arrefecimento, verificamos pastilhas e trocamos filtros e algumas mangueiras, mecanicamente o Corsa está preparado para uma viagem. Passei pra ele um pneu antigo que tinha aqui para substituição do pneu estepe dele que estava muito ruim.

Ele acabou de partir, fica uma sensação de medo e realização. Medo porque fazer uma viagem assim, na BR-381 e debaixo de chuva não é brincadeira. Realização é porque sei que ele é capaz, é um bom motorista, apesar de meio porcão. Pedi a ele para ligar sempre que fizer alguma parada, durante a madrugada mesmo, ele vai me acordar, mas não tem problema! 🙂

Deixe um comentário

