Consumo de combustível dos motores e-Torq

Quando estive com o FIAT Siena equipado com o motor e-Torq 1.6 de 16 válvulas, citei em minha rápida avaliação meu descontentamento com o consumo de combustível. Muitas pessoas que leram o texto criticaram a minha percepção, dizendo entre várias coisas, que o curto período de avaliação não permite fazer uma média de consumo.

Concordo em parte, tenho experiência suficiente para saber se um carro consome combustível em excesso ao rodar 50 km, tenho um Omega 4.1 e um Chevette. O Omega faz 6.2 km/L dentro de Belo Horizonte e o Chevette passa de 10 km/L. Rodando um pouco no Omega dá pra perceber o marcador do tanque descendo rumo à reserva, é perceptível.

Aí o que aconteceu com o Siena? A mesma coisa. Rodei uns 20 km e percebi que o tanque já tinha baixado muito em relação ao que estava quando dei partida no motor. Mas, como o método está longe de ser científico, aguardei algum site fazer uma avaliação completa.

E não haveria melhor site para fazer isso que o Best Cars, referência na internet brasileira no assunto automóvel. Eles estão com um Punto e o motor e-Torq 1,75 litro, erroneamente batizado pela FIAT de 1.8. O Best Cars constatou a mesma situação: O motor e-Torq consome muito.

Vale lembrar que um dos aspectos mais críticados do motor GM de 1,8 litro utilizados pela FIAT em seus modelos era justamente o consumo. No entanto, os e-Torq não superam os motores Chevrolet neste aspecto, sendo ligeiramente melhores, mas longe de excepcional a ponto de permitir a FIAT a incluir esta informação em destaque quando do lançamento do motor como fez.

No caótico trânsito de São Paulo, o Punto chegou a registrar consumo de 4,4 km/L de etanol, a pior média. A melhor média, em rodovias, foi de 7,6 km/L e a média geral é de 6 km/L. Realmente, muito alto.

Acompanhe a avaliação do Punto Essence 1,75 e-Torq no Best Cars, siga o link.

92 comentários em “Consumo de combustível dos motores e-Torq

  1. Hahaha … prefiro o consumo de 6.97km/l (baseado em vários tanques cheios do chevas e ainda com o tempo que o alcool fica evaporando durante a semana nesse calor de BH) no Silver.

    Eu, sinceramente, esperava mais desses motores mais novos. Já existe a tecnologia, consegue ter um desempenho melhor, mas não consegue ser economico.

    Existe um lance que chama Tríplice Restritiva, um triangulo (igual de fazer jogador de futebol no Winning Eleven): Qualidade, Custo e Tempo – Fico realmente satisfeito com o consumo do Silver/Blue. 🙂

  2. tenho uma idea essence, e me assustei com o consumo, no começo achei que fosse por estar muito nova, mas agora ja esta com 12.000km e o consumo não melhora, ja levei duas vezes a Fiat e não conseguiram encontrar problema. O carro faz 5,5km/l na cidade e 7,5km/l na estrada com etanol, sendo que na estrada a uma velocidade media de 110 a 120 km/h carro vazio sem ligar o ar condicionado, alem de que o motor tem um torq baixo abaixo de 3.000 giros.
    A fiat adotou este motor em substituição aos motores da chevrolet, mas na minha opinião é bem pior pois consome mais e anda menos.
    Digo isto pois tinha uma meriva e conheço o motor.

    1. Tenho um Bravo 1.8 16V, manual. 11.8 km/l cidade e 13.9km/l estrada, média de 110km/h com ar ligado 100%, com gasolina e 8.8km/l cidade e 10.5km/l estrada, na mesma velocidade e ar ligado 100%, no alcool. Já fiz a conta manualmente e bateu certinho. Com um tanque de gasolina (58 litros) na estrada rodo tranquilo 800km, tranquilíssimo. Se tem e-torq menos que isso, certeza que tá com defeito.

      1. Também tenho um Bravo Essence com este motor. Consumo gasolina de 12,9 km/l na estrada. Urbano em 9.7. Com etanol estou em 7.9 na cidade. Ainda não testei etanolna estrada. Motor muito bom e economico.

      2. O meu Punto essence 1.6 16 válvulas faz a etanol 12 na cidade e 18 em rodovia, é mentira terta?……..

      3. Cara esta média de consumo seu ai é muito fora da realidade. Estou pesquisando aqui o consumo pra ver se vale a pena. Cara tenho um fox 1.0, já fiz várias médias durante os 5 anos que tenho ele, e o máximo que ele fez com álcool foi de 8 km/l dentro da cidade. Agora um carrão pesado como este, com um motor 1.8 fazer 8.8 km/l de álcool na cidade, você está equivocado demais cara que viajem.

      4. fazer conta sempre, pois com PUTA-dor só na zona mesmo, pq esta m…, computador de bordo, só serve para termos uma estimativa o real a calculadora é que da

    2. Ola . O meu fiat punto 1.8 e torq sporting amarelo com teto 2012 deve ser de outro planeta, pois seu consumo é minimo, o carro faz 14,5 na estrada facil fACIL A 120 KM/H com ar ligado, so ando com ar ligado, sempre. so uso gasolina tb, shell v power, na rua sob transito intenso ele faz 8 km/l. . viajo muito o carro tá com 50.000 km e nunca deu defeito de nada, nem farol queimou, . o carro é fANTASTICO estabilidade , retomada , ultrapassagem tudo satisfatorio, . so a titulo de parametro comparativo , ja possui vectras, astra, focus, fox, gol gti , ceratto, nenhum é melhor que o punto 18 16 v,

      valeu…

      1. Ninguém pode afirmar que um carro será idêntico, não só em questão de consumo, mas também de desempenho e etc. Há variações como em qualquer produto que passe por linha de produção. Além disso, a forma de conduzir, relevo, altura com relação ao nível do mar e até temperatura e umidade do ar influenciam em números como esse. Relatos são bem vindos para se estabelecer uma média da percepção das pessoas. Que ótimo que você está satisfeito com seu automóvel!

    3. O meu Palio 1.6 16v, sporting, interlagos está fazendo um média de 9,8 km/l de álcool na estrada e na cidade 8,6 km/I na cidade. Na estrada numa velocidade de 110 km/h vazio e com ar-condicionado desligado. Gosto muito do desempenho dele e como todos sabem o motor de 16 válvulas é um motor que sempre se sobressaiu em alta rotação, principalmente acima de 4.000 rpm. Quem quer economia compra um 1.0 para trabalhar e deixa o mais potente para viajar. O motor e-torq 1.6, 16v é na minha opinião ótimo. tem um excelente torque e anda muito. Já andai junto com muito civic 1.8 16v do modelo novo. Um abraço Raphael.

  3. Quando é que vão parar de comprar fiat???? vão para oua estados unidos ou mesmo na europa , fora italia a fiat e quase desconhecida.

    1. Vão parar de comprar Fiat quando um lexus custar R$40.000,00. Sempre tive carros Ford, GM e Fiat; já tive uno, Kadett, Belina, Siena, monza, fiesta, palio e NUNCA tive problema com esses carros. Cometi a asneira de adquirir um Hyundai i30. O carro ficou 30 (será por isso o nome do carro?) dias sem rodar, sem peças de reposição. A suspensão ficou barulhenta aos R$30.000,00 devido à baixa resistência e impropriedade para rodar no nosso asfalto de 1º mundo. Resultado, o carro pose ser muito bonitinho, muito vendido pelo mundo afora mas aqui no Brasil eu vou continuar comprando carros de fábricas em que confio e nunca me deram problema (Nissan, Fiat, Toyota, Honda, GM e Ford) até que me apresentem algo à altura com um preço justo. Chery, JAC, Lifan, KIA, e Hyundai só daqui a vinte anos. Ah Renault e Peugeot também nunca confiei, por experiência de pessoas da minha família: carros pifando, falhas graves nas revisões, falta de peças, índice de reparabilidade altíssimo, alta desvarolização. Portanto não confio.

      1. Rapaz, concordo contigo em tudi. Tambem fujo de Renault e Peugeot por experiencia de parentes e amigos. Prefiro Nissan Toyota Honda e especialmente Ford. Fiat eu acho que emplaca pelo cuaro beneficio, apesar de achar que eles são negligentes com o acabamento e encaixes. Só deixarei de comprar dessas marcas quando um lexus custar o mesmo preço que um Sentra por exemplo. Alia, o novo Sentra, em minha opinião está imbativel na categoria.

    1. e vc seu idiota, anda do que? de busão? vai se foder fdp, não entende nada de carro e vem falar merda, seu pc

      1. Eu tenho um Omega 4.1 e um Chevette 1.6.

        De consumo, e como guiar economicamente, eu entendo. Pois o Omega é uma escola nesse sentido.

  4. E de que adianta ter carro de montadora conhecida no mundo inteiro,se para o Brasil essa msm montadora só fabrica carroça??? Se liga pra nossa realidade…

  5. Botar 16 válvulas resolve o q??? Pensa gente…só aumentaram o número de válvulas, não tem eletrônica, comando de válvula variável etc… Sem tecnologia os modos de um carro beber menos são modo de dirigir (pé leve & cia), carro leve, combustível legítimo (não adulterado), pneu calibrado, aerodinâmica… No mais, sem tecnologia motor mais potente consumo maior… Antigamente os motores 1.6 não tinham nem 90 CVs, a potência aumentou o consumo… OU SEJA, A FIAT ESTÁ NOS ENGANDO DE NOVO… ESTE MOTOR É UMA M…

    1. Lr2 VC não entende ,nem de carro , quanto mais de mecânica, fica aí na sua vila em Carapicuíba, e para de falar bobagem.

  6. Nível do reservatório do radiador baixo. Toda semana eu tenho q completar, e o motor ainda não chegou nos 50.000 KM. Barulhos nas vólvulas em baixa rotação. Consumo de combustivel excessivo. O motor engasga muito, mesmo quente. Enfim. FIAT NUNCA MAIS!!!

    1. tambem tenho um bravo absolut e o fdp engasga p caramba quando sai da inercia.o motorista que esta atras fica na duvida se vou ou nao arrancar,nao é uma graça?

  7. Tenho um siena com mototor e-torq e ja tem 185000Km e nunca deu problema, trabalho com ele e sua media e 13 de pe colado e 16.5 andando a 80, nunca deu manutenção. Ja tive um gol 2005 g3 eo carro fundio o motor com 175000 e a media de consumo era menos satisfatoria.

      1. Tenho uma strada adventure cd 1.8 2012 e estou satisfeito com o consumo na pista faz tranquilo de 11.8 a 12.5 com o ar ligado de 120km/h a 140km/h e na area urbana faz 9.3 ate 10 km/h tanto no computador de bordo quanto no calculo esta melhor do que um polo sedan 1.6 que eu tinha gostei do carro

  8. Acho que o consumidor Brasileiro tem o direito de escolher a marca de automovel que quer comprar, so que não fica de bom tom ficar fazendo criticas de baixo nivel dos carros da Fiat. Ja é o segundo Fiat zero que que compro e nenhum deles deu problema. São carros que tem um bom custo beneficio alem de possuirem um bom conforto a bordo para quem trabalha no dia a dia que é o meu caso.

    1. Quem sou eu para ditar qual carro as pessoas devem ou não comprar, meu caro. São apenas impressões e opiniões pessoais sobre o automóvel.

      O debate por meio dos comentários é uma boa maneira de avaliar outras opiniões.

      Abraço.

      1. O debate sempre eh bom aprenxemos coisas novas… tenho um Bravo 2013 2014 absolute Dualogic… so viajo em ferias e meu circuito eh misto com alguns engarrafamentos Ele faz 7.5 km/ etanol….. pois so ando no etanol…. qnd estou no estado de SP. Quando faço uma viagem curta de 330 km aqui no estado de SP num Cruzeiro de 140km/h com as ligado faz 9.8km/ . Agora quando vou a Bahia 1730km ando na gasolina Com ar ligado ele faz 12.5km/l num Cruzeiro misto 120/140km …. o motor responde bem…so tem um defeito…… consome oleo…

    1. O carro é bom, cabe avaliar se há necessidade de um carro desse tamanho e com características “Adventure”. Será que um normal, na versão Essence, por exemplo, já não atende suas necessidades?

  9. o idea adventure é nota dez em desengner, é um carro que compraria correndo seu soubesse qual era o seu consumo. gostaria de ter resposta sobre este veiculo

  10. Tenho uma estrada adventure e é excelente, motor e torq muito silencioso e também econômico, antes tinha um gol power 1.6 2005 que era uma verdadeiro bosta, e gastão.
    Estes que falam mal da fiat devem ter um gol g5 com motor ploblemático.

  11. O Sr.LR2 postou em 21/01/2012 sua opinião, e destacou a questão do avanço tecnologico alcançado pelas montadoras na questão de comandos de valvulas variáveis, presente até nos carros Chineses e outras avanços como injeção direta de combustível hoje operando em diversas montadoras.
    A FIAT sempre destaca que o motor E-torq foi desenvolvido entre Brasil e Itália por um conjunto de engenherios, exalstivos testes e um enorme investimento para chegar em motor “incrivel” produto final motor mágico, econômico e com torque e alta e baixa rotação “E-torq”.
    A maioria das montadoras estariam reinventando a roda ao colocar 2 comandos de valvulas em um montor de 4 cilintros?
    A FIAT fez um motor 16V com um único comando de valvulas, estariam todas as outras montadoras disperdiçando os nossos tão ricos recursos naturais e amentando os seus próprios custos desnecessáriamente colocando 2 comandos de valvulas no cabeçate e com abertura variavel, controlada eletrônicamente?
    Estariam absolutamente loucos os engenheiros da Audi e Volkswagen colocando 20v em motor de 4 cilindros e 2 comandos de valvulas?
    Há algo que não foi dito, quem comprar vai poder nos dizer!

  12. Não gostaria de comprar arroz com feijão (muito bom) a preço de caviar?
    Sabemos que a GM esta montando um fabrica de motores na cidade de Joinville e que esta prestes a ser finalizada. Teria a FIAT perdido o direito de utilizar os motores da GM, ou parou por que a GM esta fazenda uma nova linha de motores para substituir os atuais que gastam muito combustível?!
    Há mais alguma coisa que ainda não sabemos!?

  13. Eu adquiri em agosto de 2007 um UNO 2007 1.0, gastão sem limites. 4,5 kml na cidade e 7,2 estrada. Sei que toda lataria de todos os carros atualmente são finas. Mas da Fiat é finíssima, digo isso porque minha sobrinha tentou fechar a porta traseira(que só fechava se batesse com força) com os quadrís. Resultado: a porta afundou deformando-se toda, foi necessário trocar. E o motor eu tinha que pagar desentupimento de bicos todo mês. Tive que mandar recurvar o feixe de molas da suspensão traseira, só porque transportei um saco de cimento no portamalas por 2 kms, após, ficou batento ao menor peso. Sem contar que os pneus traseiros se abrem com o tempo tornando o caster inferior aberto, já os pneus dianteiros têm a tendencia de gastarem do lado de dentro. É de se pensar muito antes de adquirir um fiat. jColocaram um caixote de plastico no centro do horrivel painel, onde ficaria o ar condicionado e os knobs do ventilador, o resto dos mostradores até que são razoáveis. Quando retirei o carro da concessionária os cabelos dos pneus não existiam mais, sinal que o carro havia rodado uns 300 ou 400 kms que é a distancia necessária para eliminar os cabelos dos pneus novos. O carro veio com a porta amassada na parte de cima e a carroceria estava 2 cm mais baixa do lado do motorista. Reclamei e o gajo que me vendeu o veículo na concessionária disse que era normal e que só haviam rodado com o carro 1 km do lugar que descarregaram até a concessionaria. Mentira pra boi dormir. Fiquei com o carro assim mesmo, rodei 22.000 km, deixei na vW e peguei um Fox que é a mesma m… porque foi necessário trocar o motor com 30.000 kms, ainda bem que estava na garantia e não paguei nada. Mas devemos ficar atentos e não confiar em nenhuma marca, porque o brasileiro é mole e fácil de ser levado na conversa. Fica aí a advertencia de quem foi lesado.

  14. Ja possuí 3 diferentes Stradas com mesmos motores, todas fiz testes rigidos de consumo, vou passar minha experiencia para voces.

    1º Strada adventure 2004/2005 motor 1.8 8vGM 110cv(alc.), andando forte na rodovia na gas. 10KM/L,
    2º Strada adventure 2006/2007 motor 1.8 8vGM 114cv(alc.), andando forte na rodovia na gas. 12KM/L,
    3º Strada adventure Locker 2009/2009 motor 1.8 8vGM 114cv(alc.) andando forte na rodov. na gas. 8KM/L

    Existe ainda uma Strada adventure com mesmo motor GM ano 2004 só que com 103cv, que não pude fazer o teste.

    outra coisa, conversando com proprietarios das stradas com motor 1.4 , a respeito do consumo ela é economica se o motorista andar com ela moderadamente dizem fazer 14KM/L, masss se andar forte ela bebe mais que a 1.8.

    Ainda não testei os motores e-torq, mais os motores da GM em especial da Strada 2006 , era fantastico, economico , torque em baixas rotações incrivel, manutenção barata, e se precisar de peças qualquer oficina vc acha, é bom frisar que sempre utilizo óleo semi-sintetico e gasolina aditivada.

    Resumindo,, não é só o motor que diz se o carro é economico ou não é todo um conjunto, um mesmo carro com anos diferentes pode vir com mapeamento da injeção diferentes, ou para melhor ou para pior, a locker tem um agravante por ela ter um pneu gigante. esqueça esses testes de revistas e das montadoras, Vc só descobre isso conversando pessoalmente com os proprietarios.

  15. Realmente tenho um siena 2012 e -torq. Consome demais…5km com alcool e 7km com gasolina na cidade. Bebe demais. O ponto positivo é a força do motor, anda demais.

    1. Concordo,tenho um Siena Etorq.1.6. 2012 também. Já estou ficando maluco com esse consumo 7.1 na gasolina ( na estrada) ,tudo bem que o carro é uma nave,mas e daí???,O Honda City é muito mais nave ainda e é muito mais econômico….

  16. tenho um bravo, 1.8 16v, rodas aro 17, tá com 7400 km rodados, carro excelente acabamento, direção elétrica sensacional, um bom porta mala pela categoria, agora em relação ao motor e ao consumo vamos a minhas considerações; no início achei ele um pouco beberrão tava dando 9,0 na cidade com gasosa tentanto aliviar o pé, sem forçar em momento algum, na estrada deu 9,5 tentando economizar, com o passar do tempo, estes números foram melhorando, a partir dos 3000 km ele já esta dando na cidade 10,5 sem ficar tentando economizar, e 12,5 km na estrada andando entre 120 a 130 km/h e dando alguns rasgos de vez em quando, tenho a sensação que ele pode melhorar ainda mais! Agora não acho um motor forte, ele tem boas retomadas, mais não tem boa velocidade final, mais como estou em uma fase que não corro como um louco na rodovia mais, acho ele bem satisfatório, tanto pra o dia-dia na cidade, ou para viagens! Obs: nunca abasteci ele a etanol, e só abasteço aditivada, tinha um punto 1.4 anteriormente e ele não respondia bem ao etanol, andava menos, ficava mais amarrado, e o consumo ficava muito aquém do da gasolina, quando voltava pra gasosa, o carro ainda continuava meio amarrado, e o consumo continuava pior, depois d um tempo novamente com a gasolina o carro ia se soltando e o consumo melhorando, talvez fosse uma característica do meu carro(punto), não quis colocar etanol no bravo ainda, com medo q aconteça o mesmo

  17. Tenho punto 1.6 essence 12/13, e antes de comprar via muita reclamação de consumo alto e tal….. Meu carro esta com 800 km rodados, e esta fazendo 10.2 km/l com ar ligado 100% do tempo…. pra mim esta otimo, tendo em vista que o carro nem esta amaciado ainda..

  18. Tenho um Punto 1.6 e-torq, logo que peguei o carro achei o motor sem torq em baixas rpm, em novembro de 2011 a Fiat fez uma primeira atualização no mapeamento da injeção/ignição e o carro melhorou um pouco; em setembro de 2012 foi feita uma segunda atualização (a Fiat chama de telecarregamento) do mapeamento da injeção/ignição e ai o carro ficou muito bom em baixa rpm como em alta e o consumo andando (Sampa) por vias expressas e ruas secundárias entre 10 e 11 quilômetros por litro de gasolina, bom para um carro de cerca de 1200 kg. Se você tem um Fiat com motor e-torq leve-o em uma concessionária Fiat e peça para fazerem um telecarregamento do sistema de injeção, mesmo fora da garantia o telecarregamento (atualização da injeção/ignição) é gratuito.

  19. Fazem 12 anos que tenho Fiat’s (palio, siena e agora um Idea 1.8 16V, não me arrependo, nestes doze anos não fiquei nem um dia sem os carros , zero de quebra estou muito satisfeito. E o consumo depende totalmente do motorista, varia muito de um para outro.

    1. Prezado Roberto,

      Concordo que o consumo tem influência direta do motorista, e mesmo da cidade e percurso utilizados para a avaliação. No entanto, como percebido por diversas pessoas, pelo menos nas primeiras unidades de automóveis FIAT comercializados com motores e-Torq, o consumo se mostrou elevado.

      Mas, segundo um leitor, já existe até atualização de software para a E.C.U. do motor, demonstrando que a FIAT mesmo reconheceu a necessidade de ajustes. E, claro, esses ajustes já devem fazer parte dos automóveis fabricados após o desenvolvimento dos mesmos.

  20. Tenho um Punto Essence 2011 Etorq 1.6 16V e a média no trânsito urbano sempre foi em torno de 9,1 km por litro há mais de 2 anos. Na estrada a 100 em torno de 17 e acima de 120, 13,5km/litro. Naturalmente que o carro é revisado de acordo com o figurino e regulado pela FIAT PHIPASA em Florianópolis. No início andava mal, custava a deslanchar e consumia mais, na primeira revisão mudaram a regulagem e ficou excelente até hoje com 35.000 kma. Acho um carro muito bom, macio e econômico. Acredito que a maioria que tem consumo alto é pelo faot de dirigir da mesma maneira que dirigia antes e não se adaptar ao estilo de funcionamento do novo motor. Levei cerca de 1 mês me doutrinando na direção e hoje é só beleza.Muitos mesmo com experiência renomada tem vícios de direção, o que é comum, aí não vao mesmo se adaptar ao carro, melhor não comprar, pois o carro não se adaptará a êles.

    1. Obrigato por seu relato, Reinaldo.

      Será que nessa regulagem da primeira revisão, foi incluída a mudança do software da central de comando do motor, como mencionado em outros comentários?

  21. Sei de uma coisa, os motores modernos tem uma única vantagem em relação aos antigos, potencia!! Quanto a manutenção, durabilidade e confiabilidade….pra mim só pioraram!! Antes se faziam carros de tal forma a serem usados por muitos anos….antigamente eu comprava um carro com 12 anos de uso e usava pra tudo, inclusive pra colocar a familia inteira dentro dele e viajar pra longe, e sempre sem problemas (variant, fusca, belina, parati….). Hoje, passou de 2 ou 3 anos….passem pra frente!!
    Um dos carros que tenho hoje de estimação é um Gol GL 1.8 a alcool 94, fiz uma viagem andando tranquilo e ele deu 10.5 KM/L de alcool, enquanto que um amigo no mesmo trajeto deu esta mesma média com um palio economy 2011………Conclusão: temos engenheiros engenhando carros para dar DINHEIRO e não satisfação…..

    1. Prezado Daniel,

      Infelizmente os motores bi-combustível com essas taxas de compressão inadequadas para uso de etanol ou gasolina, tornaram os motores contemporâneos piores em relação ao consumo. Conheço uma pessoa que troca de carro anualmente, no caso um Honda Civic, e quando saiu de um monocombustível para um flex, o sujeito ficou revoltado com a drástica piora nas médias de consumo. E foi assim com todos os automóveis.

      Acredito que com as possibilidades entregues pela eletrônica, um bom motor “A Alcool” atualmente consegueria no mínimo 15km/l em rodovias, com taxas mais elevadas. E mesmo automóveis a gasolina poderiam render mais, e serem mais duráveis também.

      Na Europa, Estados Unidos e até em países vizinhos pode o consumidor ainda comprar automóveis de passeio com motores de ciclo diesel, extremamente eficientes quanto ao consumo, e ao contrário do que pensa a maioria: Pouco poluem. Precisamos de uma política mais séria com relação aos combustíveis. Ser impossível comprar gasolina sem adição de etanol é uma coisa que não compreendo.

      1. Tenho um punto 1.8 16v dualogic 2011 e desde 0km sempre fez 6km/l em sp e 9,5km/l na estrada com etanol. Realmente bebe muito mesmo, ja nao sei o que fazer. Só trocando por outra marca…

  22. Tenho uma Dublo Adventure 2012 E.torq , e comprei por que é um ótimo carro, durabilidade é incrível , forte e robusto, porém a propaganda da Fiat no lançamento foi, que era melhor e seu novo motor era mais forte e mais econômico , e essa é minha decepção , a parte do consumo é mentira……………………..gasta muito , 8 km/l cidade e
    9,5 km/l na estrada , isso é sem carga , pessoal o carro é bom, mas o consumo é muito alto, estou tentando junto a concessionaria uma reavaliação do sistema.

  23. Nunca vai ter carro perfeito. Se é forte e economico é feio. Se é bonito e forte gasta horrores. Se é economico e bonito é fraco.

    1. Olá caro leitores, acho estranho quando alguém diz que seu carro 1.8 16v faz 6km/l (etanol) é um beberrão, sempre tive carro 1.0 flex e nunca consegui fazer mais que 8km/l cidade e entre 8,5 e 9 km/l estrada, meu vizinho tem uma idea adventure etorq ele só elogios no carro, diz que é magnifico (conforto/estabilidade pra velocidade permitida/eqptos e etc) não passa vergonha com nenhum carro importado suv, só o paínel que deixa a desejar, está fazendo 6,5 cidade etanol e 9,0 estrada. O pessoal mete muito o pau na Fiat, mas acho que é a montadora que sempre terá um motor mais ajustado pelo seus consecutivos erros em motores (1.5/2.0 16v/2.0 turbo/2.4e etc) ela aprendeu com seus próprios erros e a Fiat só não faz mais propaganda em cima de alguns carros como Idea Adventure,Bravo e Punto por ainda ser líder de mercado, mas todos estes carros são ótimos em tudo. Só quem tem sabe…

  24. Tenho uma Palio Adventure Etorq Locker Dualogic. Está com 70.000km e nunca tive uma preocupação com a mecânica: só faço as manutenções preventivas e até hoje o carro não apresentou nenhum defeito. E o utilizo também em estradas não pavimentadas. O consumo é condizente com o excelente desempenho: cidade (São Paulo): 11km/l, estrada, com ar ligado: 13,5km/l. Agora, se o pé direito ficar pesado, nenhum carro é econômico.

  25. eu tenho um Siena 1.6 16v dualogic 2011 e ele faz na cidade 10 e na estrada 1,5 a 17 na gasolina pois aq o etanol é muito caro e nunca usei e ele esta com 30,000km já.

  26. E para ajudar… me ofereceram dentro da concessionário um serviço de vitrificação para proteger a pintura… em resumo:
    – Serviço caro e executado da pior maneira, danificaram minha pintura e agora estou em contato com a ouvidoria. Minha indignação… Definitivamente deveria ter comprado outra marca…

  27. TENHO UMA IDEA ESSENCE 1.6, 2011, FAZ 9 KM LITRO NA CIDADE, JÁ TIVE UMA IDEA ELX FIRE 2006 FAZIA 10 KM LITRO NA CIDADE. ESTOU SATISFEITO COM O VEÍCULO POIS MILAGRES SOMENTE JESUS CRISTO. NUNCA VI UM CARRO FAZER DENTRO DA CIDADE MAIS QUE 10 KM/L. E OLHA QUE TRABALHO COM VÁRIAS MARCAS DE CARRO, TUDO É IGUAL. APENAS MARKETING DE CADA UM. AINDA ESTÃO PARA INVENTAR UM VERDADEIRO CARRO ECONOMICO, MAS AQUI NO BRASIL NÃO HÁ INTERESSE POR PARTE DO GOVERNO.

  28. Prezados leitores boa noite. Gostaria de deixar um relato apesar do tópico já estar antigo. Carros não são perfeitos, independentemente do preço que se paga. Tive vários outros carros porém como exemplo cito o primeiro que consegui comprar zero km, um Ágile 2009/2010. Fazia 9,5km/L gasolina em cidade com o ar ligado, e 12,5 km/L se andasse até 100km/h. A cada 10 km a mais na velocidade era 0,5km/L a menos. Era motor 1.4 econoflex, 8v. 102cv à alcool e 98cv na gasolina. Vendi ele com 84500km e comprei um Palio Sporting 13/14 também zero, 1.6 etorq. Com 600km rodados já está fazendo 10km/L na cidade e 14,4km/L na estrada à 110km/h. Acredito que a média irá melhorar pois eu testei um Essence 1.6 com 60.000km e no com meu estilo de direção ele fez 15 km/L na estrada. O Palio tem fôlego de sobra, motor elástico sobe giro rápido, tem torque com pouco giro, ao contrário ágile que necessitava pisar mais fundo para o giro começar a pensar em subir, com trocas de marchas mais frequentes, com engates menos precisos e ruidosos. O câmbio da Fiat faz a diferença no humor do motorista, embreagem hidráulica e engates macios e silenciosos.
    É coisa de cinema, um fusion hybrid? Não, mas temos que ter pé no chão e considerar que é algo razoável pela proposta do carro. Percebo um custo benefício interessante frente ao que temos no mercado, fora a confiabilidade e resistência do modelo.

  29. Tenho um Novo Palio 2012/2013 com motor eTorq 1.6.
    Desde que comecei a utilizá-lo ele falha no momento se sair da inércia. Não é sempre, talvez em 20 ou 30% das arrancadas.
    Levei a uma concessionária e recebi a seguinte informação: estava com um erro no acionador de borboleta e o erro foi “zerado no scanner”. Só que o problema continua.
    Alguém teria uma dica sobre o que posso fazer? Não tenho muito tempo para ir à concessionária, deixar o carro lá o dia todo e receber de volta com o mesmo problema.
    Desde já, agradeço por qualquer sugestão.

  30. Brothers, tenho uma palio adventure locker weekend 2009 8v, ou seja motor GM, super economica faz 10 com ar ligado, ar desligado e baixa rotacao ja fiz 14,5. Estou com muito receio em pegar essa nova palio com motor Etorq, pelo que sei somente o painel o som e as bussolas mudaram e a grade dianteira, queria pegar o modelo novo, mas com esse motor nem rola, acho que vou passar o motor GM pra nova kkkkkk, abracos, se alguem aqui ja troucou e gostou me avise, mas acho que vou pular em outro carro que nao seja fiat, ja tive outros fiat inclusive o fiat brava 1.6 16v puta carro, atge os 100mil nao me deu dor de cabeca. Abraco a todos, e quanto amigo ai do omega 4.1, eu ja tive 3,e nem se compara aos carros de hoje amigo. omega e museu e casamento. Fuiz.

  31. embora um pouco tardio mas quero registar, sou dono de um grand siena motor e torq 1.6, segundo o computador do próprio carro, ele não é gastao não eu ando direto com ar condicionado ligado e no etanol na estrada faz 9.6, na gasolina comum, faz com ar ligado e andando dentro do limite da rodovia 13.6, e fez mesmo pq na gasolina esse motor é muito econômico . meu carro é 0km esta com 11.000 12/13. espero ter ajudado,

  32. tenho um linea 1.8 16v com motor e-torq ,ótimo carro, consumo 7.5 cidade e 11 estrada com etanol . uso o carro todos dias , se quiser conforto tem que pagar por isso, se não continue andando de ônibus e mais econômico.
    não troco os motores 16v por os de 8v. sempre tive carros com 16v, são bem mais fortes .

  33. gente ,vcs nao se esqueça que em 2008 o motor 1.8 tinha 115 cv e hoje um carro 1.6 tem 117 cv, sem contar as misturas no combustivel,pneus antigamente eram 13,14 no maximo 15, hoje os carros ja saem de fabrica com 16, ou 17 sem contar que antees nao tinha quase carros comm direção hidraulica ,ar condicionado e etc… as coisas mudam bastante e isto faz diferença no consumo ,sem contar os enormes engarrafamentos em que andamos….
    mais como meu pai me disse estes dias ,quem quer conforto paga por elle, alguem pensa em voltar aa andar de fusca? tenho um palio sporting e não tenho o que reclamar dele e 1.6 16 valvulas e ate hooje nao me deixou na mao….
    Abraços a todos ,espero ter ajudado com minhas conclusoes

  34. Tenho um Bravo Absolute 1.8 até agora só abasteci com etanol está fazendo 4 – 4,7 km/l urbano, acabou de sair da revisão dos 45mil km melhorou um pouco para 5 km/l urbano, mesmo assim não condiz com os dados que tenho visto na internet 8 – 9 km/l no etanol, vou testar com gasolina porque com esse consumo prefiro voltar para GM CAPTIVA V6, mesmo consumo, quase mesmo valor de mercado e muito mais conformo e motor!

  35. Tenho um 147 racing 79, faz 14,8 na gasola, melhor carro do mundo!!
    Quebrou, assopra, resfria que anda de novo!!

  36. Sou infelizmente proprietário de um FIAt Punto 2012/13,essence de motor e-torq 1.6 de 16 válvulas adquirido na revenda de minha cidade EJC Veículos Ltda – (Espaço FIAT), que no entanto tem “exponencial consumo – excesso”, vez que em inúmeras tomadas durante muito tempo desde agosto de 2012 até hoje o veículo não ultrapassa as seguintes médias a gasolina, esta abastecida em vários postos a não procurar defeito na gasolina e sim no motor, mas então: em trecho urbano o faz 5,00/5,50 Km/l e emtrecho rodoviário o faz no máximo 10,0/10;50Km/l, isto rodando nos limites permitidos eventualmente como todo veículo usando maior velocidade em ultrapassagens, pasme-se de caminhões, vez que se for ultrapassar legalmente automóvel e aumentar muito a velocidade a média rodoviária ainda cai mais, para 5.5/9,00km/l. Desde a compra utilizei a garantia para reclamar do consumo e a revenda sempre comunicou que nada poderia serfeito, ou não o queria, pois tal motor a FIAT errou na concepção e é assim mesmo, gastador, beberrão. A garantia ora já terminou e este “lixo” de motor e-torq, vejo que é utilizado em toda a linha FIAT, imagine-se a alegria dos postos, e o estelionato, pois quando o vendem dão conta que o motor é “moderníssimo” de consumo baixo 14/15 km/l em rodovias e 6/10 em urbano, corroborado pelos sites e revistas pagas pela Fiat que fazem “testes” e dão conta de 15 km/l, mentira! .
    Mas afinal é isso aí quando alguém cobra e já o foi pago integralmente, por coisa que falta é estelionato não?
    Mas meu questionamento é objetivo se há como melhorar o rendimento de tais motores e como o fazê-lo vez que nem fábrica sabe ou não o admite?
    Grato pelas sugestões sérias que de embrulho e mentira estou cansado da revenda e da FIAT.

  37. Boa tarde.

    Tenho uma strada Adventure 2012/2012 1.8 motor E-TORQ,estou muito satisfeito do desempenho quanto do consumo.Li vários post,onde comentam que o motor E-TORQ consome muito.A pessoa que reclama do motor
    E-TORQ ou veio com problemas ou não sabe andar,meu carro na strada faz média de 13.8 a 14 km por litro na faixa de 120KM,passou disso o carro faz méida 12.4 KM até 140 a 150KM com um litro de GASOLINA,na estrada com álcool ela fez média de 8.5 KM.Agora beberrão é o CROSS FOX automatizado,aquilo sim bebe pelo motor que oferece de 103 cavalos,meu amigo chama meu carro de deficiente pelo consumo,uma strada 1.8 fazer 14 km na estrada quanto o CROSS fazer 10KM,isso é loucura.Vai muito de quem pilota o veiculo,realmente si pisar com gosto na strada ela bebe muito,mas saber levar ela,é um ótimo carro.Mecanico que ja levei para limpar bico revisão falou que é o melhor motor que a FIAT inventou.Não troco minha strada por nada,a unica coisa que ela decepciona muito é o Seguro que é muito alto.

  38. TENHO UM GRAND SIENA 1.6 ABAIXA OLEO DESDE OS 15MIL .JA ESTA ENTORNO DE 1,5 DE BAIXA DE OLEO.
    DISSE A GENCIA QUE E NORMAL E PODE CHEGAR AOS 500ML A CADA 1000KL ANDADOS.ESTA ESCRITO NO MANUAL.LIGUEI PARA A FABRICA E DISSE O MESMO ,EM FIM O MANUAL UM CARTA NA MANGA DA FABRICA PARA SE DENFENDER DO COMSSUMIDOR.TAMBEM BARULHO NA ENTRADA DE AR DO MEIO ,TROCARO A PEÇA E FICO NA MESMA.TROCARO TAMBEM O ACENTO DO MOTORISTA 07MIL ANDADO AOS 13MIL PARTIUL DE NOVO.EM FIM E DETALHE DO CARRO E NORMAL.SOBRE OS MOTERS ETORQ CAI FORA E FURADA TANTO 1.6 COMO 1.8.

  39. Fui de Floripa até São Paulo sem reabastecer o Grand Siena, pelo que estou vendo somente o meu e-torq 1.6 é econômico, sorte minha!

    1. O meu também esta econômico. Faz 12,5/ 13 na cidade e 15 na estrada com gas. Alcool nao compensa nele. Faz 9 km/l apenas.

  40. Tenho um Novo Palio Essence 1.6 16V, 2012/13.
    Até aproximadamente 6000 Km ele engasgava, falhava ao arrancar e gastava demais (chegou a fazer 4 km/l com etanol).
    Levei à FIAT duas vezes, fui bem atendido, mas o problema continuava.
    Após os 6000 Km ele começou a melhorar, sem que eu tivesse feito nada.
    Agora, o motor não falha mais, e o consumo melhorou bastante. Estou bem satisfeito.
    Abraço, e parabéns pelo BLOG.

  41. Também em Belo Horizonte, punto essence 1.6 com 3010km não passa de 6,0 km/l. Um sedan 2.0 faz mais sentido…

    1. Apenas um adendo.
      Na estrada ( cheia de curvas, pista simples, aclives e declives) na ida a 60~80km/h e ar ligado metade do tempo, consegui 13,5 km/l. Já na volta, alternando entre 100~140 km/h e ar ligado em 80% do tempo. Caiu para 11km/l. Aceitável.
      Usando a função de consumo instantâneo na estrada, pude perceber que o ar condicionado aumenta o consumo do carro em até 40%.
      Essa semana irei “tentar” andar sem o ar para ver o quanto ele consome

  42. tenho um grand siena 1.6 duologic 13/14 no alcool na cidade 6.5 na estrada. 10.5 andando 110km as vezes 11,5 se andar abaixo de 100 , acima disso 120 a 140 nao faz menos que 9 no alcool por duas vezes usei gasolina e cheguei a media de 16 andando pista dupla maximo 110km hj esta com 52.000km e ate agora so 4 pneus novos que tive que trocar.

  43. Tenho um palio essence 1.6 16 e-torq DUOLOGIC e estou indo p cabo frio em janeiro…
    Nunca viajei com ele, e gostaria da opinião dos senhores na questão de gasto de combustível…
    Devo ir no álcool mesmo até por causa do preço e tbm não tenho pressa de chegar.

    Alguém poderia me informar o quanto cabe no tanque, e se viajar no álcool realmente e a melhor opção, e qnto devo gastar de combustível indo e vindo…
    Sao 566 km até a chegada.
    Não procurei saber ainda, achei melhor perguntar aqui com tanta gente entendida no caso.
    Desde já agradeco. Eder

  44. Falaí galera!!,então.. Tenho um Siena Etorq 1.6 2012 ,além de consumindo muito (7.1 na estrada ,na gasolina)
    Está com o LED da bomba de gasolina piscando intermitente no painel, algum amigo com o mesmo problema aí????

    Qualquer coisa pode me add no whatssap (21) 97504-9492
    Abraço rapaziada!

  45. Tenho um grand siena 2013 1.6, como o rapaz falou,eu também troquei os pneus com 50.000 km,mas nada, está com 56.000, eu nesse mês fui a vitória ES e meu carro fez uma média de 18,3 km/L, andando entre 80 e 100km, sem ar, muita baixada, na volta peguei uma estrada com mais sobe e desce,na faixa de 100 e 110km, até umas esticadas de 170km/h, ele fez 15,3. então isso vai muito da forma de dirigir e do terreno, aproveitar as descidas e manter o pé leve nas subidas, só trocar marcha se o carro pedir. sozinho no carro.

Deixe um comentário

