A burrice continua no Anel Rodoviário

Na última reunião entre autoridades responsáveis pelo Anel Rodoviário de Belo Horizonte, ficou acertado que serão instalados novos postes de iluminação em determinados trechos, e árvores serão retiradas de alguns pontos que estariam prejudicando a visibilidade dos motoristas. Foi definido ainda a redução da velocidade máxima para caminhões pesados de 70 km/h para 60 km/h e também agora cargas especiais deverão ter escolta e o horário de circulação dos mesmos foi restringido.

Não se deixe enganar, cidadão. Estão apenas anunciando medidas idiotas em ritmo de conta-gotas para nos enganar, enquanto isso, nada de substancial será realizado.

Qual é o raciocínio que leva crer que um caminhão, transportando, no mínimo, quarenta vezes o peso total de um veículo de passeio, será capaz de frenar a tempo caso o trânsito seja interrompido em trechos onde não há visibilidade, em virtude do traçado ruim e estreitamento de pista? A redução de acidentes irá vigorar temporariamente, até que o evento do último acidente trágico deixe de existir na memória das pessoas, e da fiscalização.

É necessário, de maneira urgente, a construção pistas de acesso e viadutos mais largos para acabar definitivamente com os estreitamentos da pista central. A redução de pontos cegos só será alcançada com modificação do traçado da pista.

E o mais importante: Educação e fiscalização de caminhões e caminhoneiros. Não existe fiscalização e consequente aplicação de multas aos constantes flagrantes de caminhões pesados na faixa da esquerda em velocidades superiores ao regulamentar, balanças para fiscalizar peso por eixo é lenda, há décadas não vejo nenhuma funcionando por todo o Brasil. Bafômetro, prefiro nem comentar…

E se um caminhoneiro não sabe da importância de descer declives em velocidade moderada usando freio motor, ele não merece estar nesta profissão. Cadeira elétrica neles!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s