Modificações no trânsito no bairro Ouro Preto

Em ritmo lento, a Prefeitura de Belo Horizonte iniciou ainda em dezembro passado, obras na região da rua Conceição do Mato Dentro, no bairro Ouro Preto, em Belo Horizonte. As obras, supostamente possuem como objetivo melhorar o trânsito na região. Mas, apesar de não ser engenheiro de tráfego, no papel de cidadão e como simples motorista, considero que as mudanças pioraram a situação em diversos aspectos.

Primeiro aspecto negativo é a quantidade de dois novos semáforos, totalizando quatro em 500 metros de pista, sendo que não há qualquer sincronia de tempo de abertura e fechamento para beneficiar o escoamento do tráfego, também não possuem aquele dispositivo onde o pedestre solicita que o trânsito seja parado para travessia, e claro, só em sonho teriam tecnologia capaz de monitorar as ruas transversais. Como resultado: Inúmeras vezes o trânsito na rua principal, a Conceição do Mato dentro, é interrompido sem qualquer necessidade.

Houve também um alargamento de pista na praça Mohamed, para os motoristas que estão vindo da região da Pampulha próximo ao Parque Ecológico. O acesso em uma espécie de rotatória, era feito em uma pista suficiente para dois carros em paralelo, perfeitamente adequado, com a mudança, o que tenho reparado são motoristas prejudicando o trânsito.

Improvisaram ainda um retorno bem maroto, em frente à saída do Carrefour Pampulha, antiga reivindicação de moradores da região, o problema, é que não há pista suficiente para o motorista acessar a Conceição do Mato Dentro na pista da direita após deixar o hipermercado, para só então sinalizar para alcançar a faixa da esquerda para fazer o retorno, praticamente, fizeram um novo cruzamento sem sinalização, um horror. Sem falar que há um desnível muito grande nesse retorno improvisado.

Alterações de trânsito no bairro Ouro Preto
Imagem: BHTrans

De positivo, apenas a proibição de conversão durante a extensão da rua, obrigando os motoristas a irem até um semáforo ou chegar até a Praça Mohamed para retornar. Falta fiscalização, pois há alguns motoristas ignorando a sinalização e ainda prejudicando o trânsito eventualmente, estes espertinhos precisam ser multados para aprender a lição. Porém, sabemos que é mais cômodo para o Estado multar eletronicamente, sem “gastar” um policial de fiscalização.

Também como aspecto positivo, uma baia de parada de ônibus no sentido centro, evitando que as paradas para embarque e desembarque prejudiquem a fluidez do trânsito, muito embora só tenha sido possível por questões de espaço a construção de apenas um destes, valeu a pena.

Anúncios

Um comentário em “Modificações no trânsito no bairro Ouro Preto

  1. Ainda acho que as obras não terminaram e que ainda haverá uma sincronia nos semároforos, etc..
    Quanto a baia de parada dos ônibus, sabemos que os motoristas de BH não usam esse tipo de coisa para não perder a vaga na pista comum, ou seja, adianta de muito pouco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s