Dez anos, rapidamente

Recentemente completei trinta e um anos de idade e hoje me peguei pensando no que aconteceu nos últimos dez anos. Minha memória não merece muito crédito, mas tentei me lembrar ao máximo as coisas que aconteceram.

O Raphael do ano 2000 era mais nerd. Utilizava a internet quase em tempo integral, já tinha alguma experiência com desenvolvimento de sistemas, do tempo dedicado ao desenvolvimento da Seventh Page e com o tempo que trabalhei na Task Internet, ainda como suporte técnico. Aprendi a não mudar nada em ambiente de produção sem validação, não é Tales? Deixei a Task no meio do ano e fui trabalhar na Wim, não deu muito certo e fiquei desempregado por alguns meses. Na música, ouvia quase que exclusivamente Iron Maiden e fiquei extasiado ao ouvir o “Brave New World”, primeiro disco lançado após o retorno de Bruce Dickinson e Adrian Smith.

Em janeiro de 2001 teve Iron Maiden no Rock in Rio, quando esse ainda era no Rio de Janeiro. Quase não fui ao show, pois ainda estava desempregado. Porém o Pablo conseguiu pra mim uma permuta: A “Seventh Page” divulgou os pacotes da empresa de turismo na qual ele trabalhava, e eu ganhei minha passagem para assistir o Maiden ao vivo pela segunda vez, nunca vou me esquecer, Pablo. Consegui emprego logo em seguida ao show, na Recape Pneus, onde fiquei por alguns meses, no último trimestre desse ano fui trabalhar na aim Informática, abandonando a área de suporte e entrando de cabeça em desenvolvimento. A “Seventh Page” venceu o iBest 2001, animal!

Em 2002 comecei a crescer pessoalmente e profissionalmente. Foi quando comecei a assumir novas responsabilidades na aim Informática. Por algum motivo, acreditavam que eu era capaz de trabalhar quase de forma autônoma em seus clientes, entre eles a Itambé e a CEMIG. Durante essa fase de aprendizado, tanto técnica quanto de relacionamento, contei com a ajuda de pessoas importantes na minha vida, entre elas o Júlio e o André. Fui ao show do RUSH no Rio de Janeiro, o mesmo show que foi filmado e que posteriormente se tornou o RUSH IN RIO.

O ano de 2003 foi de afirmação profissional. Já tinha alguma moral com os clientes da aim e também dentro da equipe, onde todos me respeitavam. Comprei minha primeira câmera fotográfica. Passei a trabalhar no regime PJ na aim para conseguir um melhor salário líquido. Recebi algumas propostas para mudar de emprego, mas eu realmente gostava de trabalhar com aquele pessoal. Começamos a estudar o Microsoft .NET e foi um desafio esquecer os conceitos do ASP tradicional.

Em janeiro de 2004 o Maiden voltou ao Brasil, durante a turnê do “Dance of Death”. Fiz algo que sempre tive vontade de fazer: Ir a todos os shows da banda no Brasil. Viajei em grande estilo, fazendo as viagens de avião, foi ótimo. Comecei a me sentir sufocado na aim, já que muitos projetos ficavam sob responsabilidade minha e do Julio, sendo que o restante da equipe não se preocupava da mesma forma, havia muito retrabalho e nossas opiniões, por um motivo ou outro, nunca eram ouvidas. Comecei a procurar por uma mudança. Cheguei a trabalhar na BHS por alguns dias, mas retornei para a aim, pois não me senti bem com a mudança.

2005 foi um ano agitado! Finalmente deixei a aim Informática e fui trabalhar na Verde Gaia. Cheguei até eles por indicação de dois amigos: O Júlio e o Diego. Comecei a trabalhar com desenvolvimento de novos produtos em .NET, porém minhas habilidades com ASP tradicional encantaram as pessoas, já que fui capaz de melhorar muita coisa no sistema que já estava instalado. Comprei meu primeiro carro, que foi roubado no mesmo ano. Passei a utilizar o Chevette diariamente e me encantei por ele. No final do ano fiz duas viagens para São Paulo com um intervalo de duas semanas. Na primeira fui ver o Megadeth e na segunda fui assistir ao Dream Theater, que fez dois shows e tocou o ótimo “Scenes for a Memory PT. 2” completo. Resolvi que queria fazer a restauração completa do Chevette, e comecei a compra de peças nesse ano. Com o décimo terceiro salário de 2005, comprei boa parte da lataria do carro.

Em 2006 me tornei gerente de T.I. na Verde Gaia, comprei meu primeiro laptop e havia decidido restaurar o Chevette. A compra de peças para a restauração do Chevette continuava, quase mensalmente comprava alguma coisa nova e fui guardando. Fui ao meu primeiro Salão do Automóvel. Este foi um dos anos mais felizes da minha vida, já que foi nele que conheci a minha gatinha, a Priscila, começamos a namorar em dezembro e hoje ela é minha noiva.

Em 2007 deixei a Verde Gaia e fui trabalhar na TACOM, lá o gerente era o André, o mesmo da aim Informática. Recebi uma proposta e fui trabalhar lá junto com outros “ex-aim”, como o Hugo e o Guilherme. Desenvolvi trabalhos importantes, como melhoria do sistema web, implementação de novos servidores IIS e SQL com load balance e etc, foi bastante desafiador. Foi o ano em que o Chevette foi finalmente internado para a restauração.

Em 2008 o André já tinha saído da TACOM e fora trabalhar na Master Turismo. Mais uma vez fui convidado por ele para integrar sua equipe. Fui para lá e chegamos a desenvolver aplicativos com interface WebService com as companhias aéreas. Foi também o ano que a gatinha começou o curso de biologia no Izabela Hendrix, que fica ao lado da Master Turismo, assim podíamos nos ver diariamente. Foi também ano de Iron Maiden, que apresentando a “Somewhere Back in Time Tour”, apresentou clássicos como “Rime of Ancient Mariner” e “Aces High”. A viagem para São Paulo foi de avião e levei a Priscila comigo para a cada dos meus amigos Alexandre e Graziela. O Chevette ficou pronto, e ficou lindo!

Em 2009 continuei na Master até quase o final do ano, quando saí da empresa para tentar abrir meu próprio negócio, mas não funcionou muito bem e acabei abandonando o projeto alguns meses depois, já em 2010. Comprei o Omega e perdi minha avó paterna. O Maiden retornou ao Brasil novamente, e dessa vez surpreendentemente veio à Belo Horizonte, mais uma vez meus amigos Freddy e Marcelo comigo na pista do show. Pedi a mão da Priscila em noivado lá em Pitangui, um momento emocionante posso dizer.

Em 2010, como já disse anteriormente, ruiu o sonho da própria empresa. Hoje estou no escritório Rolim Godoi Viotti e Leite Campos, liderando o projeto do nosso sistema de gestão ambiental. Já estamos com alguns planos de expansão da equipe de desenvolvimento e estou muito satisfeito com o trabalho desenvolvido até agora e com o reconhecimento dos profissionais envolvidos. Marquei a data do meu casamento para 2011 e a expectativa aumenta a cada dia.

Deixe um comentário

