Roubo de retrovisores

Fui premiado hoje! Mais um dia de trabalho finalizado, estava a caminho do Omega para retornar para casa. Fato: Depois de duas semanas viajando com meu pai para o litoral e para o interior, o 4.1 deixou saudades, então hoje eu realmente precisava dar uma volta nele. Também fico com muito medo de deixar o Chevette azul estacionado na rua. Podem arranhá-lo, alguém namobrando pode esbarrar nele e também podem roubar os retrovisores dele! Originalíssimos, desde a reforma.

Meu pai cansou de ter retrovisores do Chevette roubados. Eram elétricos, e foram roubados. Meu pai comprou outro par de elétricos para reposição e não demorou muito tempo até que o gatuno percebesse que novos retrovisores foram instalados e fez a limpa novamente. Cansado e com o bolso vazio, meu pai então colocou um novo par da Metagal, mas franciscanos, de controle interno. O gatuno também levou… então meu pai ficou “fulo” e instalou um par de retrovisores de GOL caixa adaptados, sem controle interno. Nunca roubaram.

Quando passei a usar o Chevette diariamente, uma das primeiras coisas que comprei foi um par de retrovisores Metagal e instalar. Nunca fui roubado, e pensei que o problema fosse realmente apenas ali na região da Pedro II, onde entre o furto e a receptação da mercadoria, o ladrão teria a distância de apenas alguns quarteirões. Quando restaurei o Chevette, comprei novos retrovisores, dessa vez GM, de estoque antigo. Fabricados também pela Metagal, a base que fica parafusada na porta do carro, é de metal. Fiquei feliz, porém ainda mais medroso com os furtos.

Então hoje, em um dia de curtir os seis cilindros novamente, logo ao me assentar no banco do motorista, para voltar para casa, supresa: Retrovisor do lado direito roubado. O ódio foi enorme, o sangue provavelmente chegou a borbulhar na corrente sanguínea. Porque o Omega? Porque o meu carro? O que eu fiz de errado, estacionei o carro na rua? Zona sul, área nobre… E se fosse o Chevette? Só perguntas e raiva. É algo tão imbecil que nem nos lembramos de fazer um boletim de ocorrência, pois não há uma estatística a respeito desse tipo de roubo, mas acredito serem muitos.

O retrovisor do Omega CD é diferente dos demais modelos, pois a carcaça tem a superfície lisa e vem preparada para receber a pintura na cor do carro. A numeração GM já me assustou, pois aparentemente só vou encontrar o retrovisor correto do carro em São Paulo, se fosse o lado do motorista o roubado, encontraria em Belo Horizonte. Aparentemente, a JOCAR tem o retrovisor do Omega CD da Metagal em estoque, vou me informar direito amanhã.

Mas na verdade, o recado é o seguinte: Retrovisores, calotas e miudezas em geral são facilmente roubados de nossos carros para alimentarem um mercado, que se mantém apenas pela existência de um público consumidor. Definitivamente NÃO COMPREM peças como essas em ferro velho ou lojas ditas especializadas. Você compra hoje e pode ser roubado amanhã.

7 comentários em “Roubo de retrovisores

  1. Manda gravar (ou grava você mesmo com uma Dremel) a placa do carro numa parte interna do retrovisor. No dia seguinte, vai dar um rolé na Pedro II. Se achar o seu, chama a polícia.

  2. Cara, a idéia do Chico é até boa … mas sinceramente, é foda ter que ficar marcando todas nossas peças pra chegar no ferro-velho e chamar a polícia. O que tem que mudar é o hábito mesmo das pessoas.
    Lamentável viu, Hagi.
    Acho que na Jocar tem sim: http://www.jocar.com.br/Produto.aspx?CP=24067 – Metagal, lado motorista
    Abs véio!

  3. O pior é servir de fornecedor pra bandido. O problema não é comprar pecas usadas, pois estas PODEM vir de uma fonte legal, como um carro batido ou “salvado”. Pode acontecer novamente como no caso do seu pai, você vai ficar comprar uma peca nova, caríssima, pra se roubado daqui a poucos meses. Ou você se conforma com isso, ou entra nessa círculo vicioso de comprar de volta outro retrovisor roubado de alguém, infelizmente… isso é Brasil!

  4. Hoje roubaram o retrovisor da minha Pajero Sport 2002. Estava procurando lugares para comprar e acabei achando esse depoimento. Eu to PUTO, até porque o retrovisor não existe em BH, só é possível encomendando do japão pela bagatela de R$721,00 CADA. Isso só o espelho! Fica a dica, Rei dos Retrovisores na Pedro II. Achei a R$100,00 com a base. Não sei a procedência, mas por R$721,00 o original eu prefiro ficar com o “alternativo”!

  5. só gostaria de pedir para que se espreeesasse mais em relação a qualdiade dos retrovisores, diz que é da Metagal, e que eles são horriveis, eu ja trabalhei la, qualdiade zeeero! tanto quanto a sua marretada ae eles fazem igualzinho dentro da fabrica de tão ruim, devia ter arruamdo um carro com retrovisor que naaao seja da Meatgal!

Deixe um comentário

