Friday 13th

Friday 13th

Hoje é sexta-feira 13! O feriado de ontem seria desculpa para emendar o descanso da semana, mas ultimamente o grande volume de trabalho não está permitindo tal prática. Não reclamo, afinal é em dias como esse que consigo render mais, afinal, é quase absoluto o silêncio no escritório.

Mas, voltando ao assunto do post 🙂 – Dei uma olhada no Wikipédia a respeito da origem da supertição acerca da data, foi isso o que encontrei:

Uma Sexta Feira 13 ou seja, uma Sexta-feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada popularmente como um dia de azar. Paraskavedekatriaphobia é o medo/fobia da Sexta Feira 13.

Esta superstição teve origem no dia 13 de Outubro 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país, e alguns torturados e, mais tarde, executados, por heresia.

Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira treze, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico. Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por execução na cruz e Judas, provavelmente, por suicídio.

Claro, todos que passaram a infância e pré-adolescência nos anos 80 não deixarão de lembrar de Jason Vorhees, o serial killer da série Sexta-feira 13. Os últimos filmes são horrorosos, mas os primeiros são muito bons. Sim, provavelmente é saudosismo de infância, mas não importa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s