Automatizando manutenções no WinXP

Automatizando manutenções no WinXP

Desde a última semana estávamos estudando como automatizar algumas rotinas de manutenção nos desktops executando Windows XP na rede. Basicamente, rotinas de ‘chkdsk’, ‘defrag’, ‘regclean’ e também limpeza de arquivos temporários, alguns lixos que o sistema da MS adora criar disco afora.
Quem conhece um pouco de MS-DOS sabe que é sossegado criar arquivos de lote para execução dos utilitários. Então resolvemos facilmente o problema, incluindo tarefas automáticas no WinXP para que o .bat seja executado em determinado horário. Tranquilo. Só um pequeno detalhe diferente é que nós criamos sempre um arquivo de texto com o resumo da manutenção. No início da execução, o arquivo anterior é excluído e depois vamos fazendo append de cada tarefa, algo como:

del %systemdrive%\resumo.txt
chkdsk >> %systemdrive%\resumo.txt
defrag >> %systemdrive%\resumo.txt
RegClean /S
cleanmgr/sagerun<codigo>

Dica: Jogamos todo o resultado o chkdsk e defrag no resumo.txt para que, caso o usuário do PC reclame de alguma coisa, pelo menos já temos algum local para consultar, por exemplo, se há bad blocks no HD.

O RegCleaner é aquele mesmo aplicativo que utilizávamos no Windows 95/98. Fizemos testes e o funcionamento com Windows XP é tranquilo. Inclusive os arquivos de backup gerados, os de extensão .reg funcionam que é uma beleza.

Mas uma coisa que nós enfrentamos que só hoje descobrimos era como limpar os arquivos temporários do Windows. Estávamos pensando em utilizar um .vbs que é utilizado para a limpeza de alguns shares de rede temporários, como o compartilhamento público. Mas seria algo um pouco trabalhoso e “não usual”. Resolvemos então verificar cleanmgr, aquele programinha que fica nos ‘utilitários’ do XP, o ‘Limpeza de Disco’.

O executável dele aceita alguns parâmetros por prompt de comando, graças a Microsoft perdemos algum tempo pesquisando sobre ele, já que não codificaram /? para facilitar a vida de quem precisa da ferramenta. O primeiro parâmetro é /sageset e o segundo, /sagerun. Então você vai executar o /sageset<codigo> para abrir uma caixa com quais tipos de arquivos você deseja limpar, depois basta rodar o /sagerun<codigo> para executar as configurações que você deseja.

Mas não é possível sair por todos os desktops rodando o /sageset. Então depois de rodar as configurações em uma máquina WinXP. Siga até a seguinte chave de registro:

[HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer\VolumeCaches]

Agora é só exportar a chave, copie o .reg no SYSVOL e execute a mesma na bat de logon utilizando o regedit, importando os valores. Depois seu .bat de manutenção vai rodar perfeitamente fazendo tudo isso:

– Verificar discos
– Defragmentar disco de sistema
– Limpar registro em busca de entradas com referências perdidas
– Limpeza de arquivos temporários diversos

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s